Pular para o conteúdo
Polícia

Ex-guardas municipais réus na Omertà que voltaram para prisão têm liberdade negada

Eles tiveram a prisão preventiva decretada em março
Arquivo -
Viatura do Garras
Viatura do Garras

Dois meses após voltarem para a prisão, os ex-guardas municipais Alcinei Arantes da Silva, Eronaldo Vieira da Silva e Rafael do Carmo Peixoto tiveram novo pedido de liberdade provisória negado. A intenção era de embargar decisão de março, que colocou os réus de volta na prisão após eles passarem aproximadamente 7 meses em liberdade.

Conforme publicação no Diário da Justiça, continuam presentes os motivos autorizadores da manutenção da prisão, relacionados à materialidade e indícios de autoria dos crimes imputados aos réus e risco à ordem pública. Também foi pontuado pelos desembargadores da 1ª Seção Criminal que não é recomendada aplicação de medidas cautelares em casos de crimes que ultrapassem a pena dos 4 anos de reclusão.

A decisão aponta que não há como ser revogada a prisão dos réus, que respondem pelos crimes de extorsão, organização criminosa armada, corrupção passiva e constituição de milícia privada. Também que, mesmo que as condições pessoais sejam favoráveis, não garantem o direito dos réus de responderem ao processo em liberdade.

Os embargos infringentes foram rejeitados e os réus devem continuar presos.

Liberdade e retorno à prisão

Os três acusados ganharam liberdade mediante cumprimento de medidas cautelares em agosto de 2020. No entanto, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) entrou com recurso solicitando retorno dos réus à prisão, que foi concedido.

Os ex-guardas foram soltos por decisão da 1ª Vara Criminal de Criminal de , em 13 de agosto. De acordo com a decisão do juiz Roberto Ferreira Filho, apesar da gravidade dos crimes apontados, em relação a suposta organização criminosa, a Justiça entendia que Rafael, Alcinei e Eronaldo, em tese, “compõem o núcleo de apoiadores ao lado de diversos outros acusados, ou seja não possuem posição de destaque, nem posição privilegiada na hierarquia da organização”.

Omertà

A Operação Omertà teve a primeira fase deflagrada em setembro de 2019, para desarticular organização criminosa ligada a execuções em Campo Grande. A ação foi desencadeada pelo e Gaeco, com apoio de outras forças policiais no cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

Os ex-guardas foram presos já na primeira fase. A Omertà teve ao todo seis fases, sendo a última delas a Arca de Noé, que atingiu o jogo do bicho. Além disso, na última ação em dezembro de 2020 foi feito o fechamento do Cap.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nicole Kidman surpreendeu ao surgir com os cabelos curtíssimos no tapete vermelho do Met Gala 2025, realizado no início desta semana , no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA). Conhecida por seus icônicos cabelos loiros e longos, a atriz surgiu irreconhecível ao adotar um corte pixie – um corte curto na altura da … Continued

Brasil

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Ele afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia” com o caso, mas “apurar com muita seriedade” para encontrar os culpados

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados