Empresários e despachantes que atuavam em Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, foram alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (31). Cinco mandados foram cumpridos pelos agentes.

Após denúncias de que uma pessoa, que estava agindo como ‘coiote', estaria facilitando, através de vantagem econômica, a migração ilegal de  pela fronteira Brasil/Bolívia. O grupo criminoso atuaria explorando um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia.

As pessoas eram ‘atravessadas' nos períodos da manhã e da noite pelos despachantes. Entre eles, crianças e mulheres grávidas, que pagavam para poder entrar no país. Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos.

Foi descoberto que, a cada dia, cerca de 150 haitianos utilizavam a trilha para chegar ao Brasil. A ação contou com a participação de policiais federais de Corumbá, que cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 223-A e art. 288, ambos do CPB), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.