Com ações preventivas, rondas e abordagens de pessoas em atitudes suspeitas, nas praças e logradouros públicos, realizadas de janeiro até agora, a de já conseguiu capturar 150 pessoas que estavam foragidas da Justiça de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Guarda, as ações refletem exponencialmente na sensação de segurança e nos resultados de diminuição da criminalidade, visto que muitos foragidos são contumazes na prática criminosa com extensa ficha de delitos. São 98 mandados de prisões cumpridos, a captura de 34 evadidos do Semiaberto, 18 mandados de busca e apreensão.

O diretor de Operações da GMD, Sérgio Mondadori, comenta que o empenho dos Guardas Municipais nas ações preventivas é focado na ajuda à comunidade. Segundo ele, a prisão dessas pessoas evita a prática de novos crimes, uma vez que elas reincidem em crimes, como furtos, roubos e violência doméstica.

Na madrugada de sábado (18), por volta de 1h30, a equipe da GMA (Guarda Municipal Ambiental) realizava rondas preventivas no Bairro Jardim Novo Horizonte, quando, na rua Manuel Amaro de Mattos, avistaram um jovem de 18 anos em atitudes suspeitas embaixo de uma cobertura em frente a um comércio.

Durante as verificações no sistema Policial SIGO, foi constatado que o rapaz era fugitivo da justiça com mandado de busca apreensão. Diante da situação, foi preso e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para as providências legais.