O helicóptero encontrado nesta quarta-feira (27) na fazenda Santa Ilidia em Batayporã, a 306 quilômetros da Capital, teve a cauda removida manualmente, após fazer pouso forçado, e levada até um arbusto, a cerca de 200 metros do local, onde foi incendiada. O prefixo da aeronave já foi identificado e também foram encontrados galões de combustível próximos ao helicóptero.

Policiais do Dracco (Departamento de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil de Batayporã e do SIG (Setor de Investigações Gerais) de fazem o levantamento dos destroços no local desde a tarde de ontem (27).

As apurações ainda apontam que os autores tiveram apoio de outra aeronave após a queda. Não foram encontrados entorpecentes nem vítimas nos destroços. Funcionários da fazenda relataram terem visto outra aeronave sobrevoando o local logo após a queda.

Os trabalhadores estavam indo para a plantação de cana-de-açúcar quando viram um clarão e muita fumaça por volta das 6 horas da manhã de quarta (27). Ainda segundo o relato de um funcionário ao site local Jornal da Nova, “até o pipeiro da usina foi próximo para ver se não atingia a cana-de-açúcar, mas como estava longe, voltou”, contou ele.

[Colocar ALT]
(Foto: Divulgação/ Dracco)

Após a queda do helicóptero, o trabalhador disse ter visto outra aeronave sobrevoando o local por alguns minutos. “Não deu pra ver se ele pousou por ali, porque estávamos um pouco longe, mas depois de um tempo ele voou sentido à cidade de Rosana, em São Paulo”, disse.

“Nós estávamos em 15 pessoas mais ou menos e ficamos brincando, caiu algum helicóptero e a polícia está atrás, nem imaginávamos que havia caído alguma aeronave naquele local, só quando cheguei agora pouco em casa que começamos a comentar”, falou.

Aeronave incendiada

De acordo com informações, o piloto pode ter se desfeito de galões de combustíveis antes da queda, já que alguns deles foram localizados por policiais civis de Batayporã e Nova Andradina. Não foram encontrados vestígios de vítimas fatais, feridas e nem de entorpecentes nas proximidades.

O piloto fez um pouso forçado e abandonou o helicóptero. A Polícia Civil e PMR (Polícia Militar Rodoviária) estiveram no local. O helicóptero caiu a 25 quilômetros da MS-276, entre Batayporã e Anaurilândia. O Dracco (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) foi acionado para ocorrência e a polícia realiza uma varredura no local. 

Outro acidente com helicóptero

No último dia 20 deste mês, helicóptero carregado com cocaína, que explodiu e deixou dois corpos carbonizados em uma fazenda de Ponta Porã, cidade a 346 quilômetros da Capital, foi localizado por funcionários da propriedade que faziam pulverização de produtos químicos. Ao lado da aeronave, foram encontrados tabletes de cocaína. O Dracco também foi acionado para esta ocorrência.