Na noite desta quinta-feira (11), o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) fará uma simulação de a banco na Avenida Coronel Antonino, com atuação também no Presídio Federal de . A ação faz parte de treinamento do Plano de Defesa, para dar resposta imediata em ocorrências de crise.

Segundo o Bope, será feito o treinamento de “Ocorrências contra Instituições Financeiras na Modalidade Violenta”. A simulação terá a participação interagências na prevenção e combate aos crimes denominados “Domínio de Cidades”. Os casos mais recentes relatados foram em Criciúma (SC) e Araraquara (SP), no final de 2020.

Em , fato parecido ocorreu em Sonora, em 2016. Na ocasião, a ‘fechou' a cidade. Homens fortemente armados explodiram uma agência bancária e ainda fizeram reféns. Eles também foram até o Pelotão da Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil, onde atiraram várias vezes para evitarem a saída da polícia dos prédios.

Na época o crime foi relacionado ao ‘Novo Cangaço'. O chamado ‘Domínio de Cidade' seria uma evolução deste tipo de roubo. O objetivo do treinamento faz parte da execução do Plano de Defesa de Campo Grande, que visa dar resposta imediata nas ocorrências de crise. O Plano de Defesa conta com a integração de diversos órgãos da Segurança Pública como policiais civis, militares, policiais federais penais, rodoviários federais, bombeiros militares, grupamento aéreo e guardas municipais.

Alunos do 46º curso de Resposta Imediata em Situações Críticas da PMMS também farão parte da simulação, atuando na primeira intervenção. Policiais vão atuar como figurantes no papel de criminosos que, fortemente armados, realizam bloqueio total ou parcial das vias de tráfego para evitar a aproximação do poder público com a finalidade de praticar o crime.

Além de preparar o efetivo policial, o simulado também coloca em prática o plano de defesa do Presídio Federal.