Presos da PED (Penitenciária Estadual de ), o maior presídio de , serraram uma grade para terem acesso a pacote com ilícitos jogado para dentro da unidade. Ao todo, durante o final de semana policiais penais interceptaram 1,5 quilos de entorpecentes, 17 aparelhos celulares e dezenas de acessórios como baterias, chips, carregadores, fones de ouvido, pen drives, cabo USB e cartão de memória durante fiscalização, contando também com trabalho do presídio de Rio Brilhante.

Na PED, na madrugada de sexta passada, os servidores identificaram pelo sistema de , por volta das 1h28, a aproximação de um indivíduo arremessando um objeto para dentro da unidade e fugindo em seguida. Imediatamente, a equipe do corpo de segurança se deslocou para averiguação e encontrou um invólucro contendo 309 gramas de .

Já na madrugada de sábado, o flagrante aconteceu por volta das 04h, quando uma pessoa arremessou dois pacotes pela muralha próxima à Torre 2. Logo após, dois internos foram flagrados saindo da cela pela grade, que foi serrada, na tentativa de pegar o material ilícito. Os policiais penais identificaram os presos, que foram encaminhados à cela disciplinar e responderão um Procedimento Administrativo Disciplinar.

Além disso, os pacotes também foram apreendidos pelos servidores e continham 893 gramas de substância análoga à maconha, um invólucro com 265 gramas de haxixe e três porções de cocaína. Também foram interceptados mais sete celulares, sete carregadores, duas baterias, três fones de ouvido, seis cabos USB e um cartão de memória.

No Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, os policiais penais detectaram pelo sistema de vídeomonitoramento um volume em cima da galeria D e dois indivíduos arremessando um material na direção da galeria B, também no último sábado, por volta das 15h40.

De imediato, um servidor saiu em direção ao fundo do presídio, na tentativa de identificar os transgressores, enquanto outros policiais penais que se encontravam no corredor das galerias B e D se depararam com alguns internos já montando uma pirâmide humana, sendo um deles na posse de um cabo de vassoura com um gancho de metal na ponta para tentar puxar o volume arremessado.

O banho de sol das quatro galerias foi encerrado imediatamente e os materiais ilícitos foram interceptados pelos policiais penais no telhado da unidade penal. No local, foram encontradas duas garrafas pets amarradas com cordas, contendo dez aparelhos telefônicos, dois pen drives, 20 carregadores de celular, três cabos USB, três chips e um adaptador de chip.