Autoridades encontraram nesta segunda-feira (24) explosivos em uma ala com detentos da brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), dentro da Penitenciária Regional de Concepción, no . De acordo com o diretor da unidade, Antonio Amarilla, o material foi descoberto após suspeita dos agentes, que se deparam com as janelas de celas do pavilhão abertas.

Conforme o jornal Ultima Hora, durante uma vistoria, os carcereiros encontraram dinamite, pólvoras e cordas. Por este motivo, foi acionado o Ministério Público e a Polícia Nacional, bem como especialistas em explosivos. Na cela havia dois presos do PCC que estavam envolvidos em um caso semelhante no presídio de , onde em junho foi apreendida dinamite em gel.

A suspeita é de que os artefatos fossem usados em um plano de fuga em massa, como ocorreu em janeiro deste ano. O objetivo seria destruir as paredes da unidade que davam acesso à rua. Não é descartado envolvimento de servidores que facilitaram a entrada do ilícito. No último dia 13 de agosto, em Pedro Juan Caballero, foi encontrado um túnel em cela de membros da facção brasileira.