Nesta segunda-feira (3) mais um fugitivo da penitenciária de Pedro Juan Caballero, na fronteira com a 346 quilômetros de Campo Grande foi recapturado. O brasileiro Cristhian Lopes foi encontrado escondido em uma residência.

A polícia paraguaia obteve informações sobre o paradeiro do brasileiro, que estava escondido em uma casa no Jardim Aurora. Quando se preparava para sair por volta das 18 horas do esconderijo acabou recapturado.

Ele disse aos policiais que foi obrigado a fugir pelo túnel para não ficar ‘marcado' como traidor pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Cristhian tem passagens por roubo e tráfico de drogas, segundo o site ABC Color.

Domínio da fronteira

A fuga em massa de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) do presídio de Pedro Juan Caballero, no dia 19 de janeiro, teria sido arquitetada para o reagrupamento da facção na disputa pelo tráfico de drogas, na região.

O plano teria sido elaborado pelos dois chefes regionais da facção, David Timoteo Ferreira e Osvaldo Rodrigo Pagiotto. Eles teriam tido ajuda de seis pistoleiros do narcotraficante Sérgio de Arruda Quintiliano, o Minotauro.

A fuga

A fuga foi anunciada por volta das 5 horas da madrugada do dia 19 de janeiro. A princípio 75 detentos, membros do PCC, teriam fugido através de um túnel escavado de dentro da unidade até o lado de fora. Mais de 70 metros escavados, mais de 200 sacos de areia deixados em uma das celas da penitenciária e o fator mais questionado foi se nenhum agente penitenciário viu a fuga ou mesmo a escavação ou sequer suspeitou.

Com mais de 200 agentes das forças de segurança na fronteira, há suspeita de que os fugitivos possam ter para os estados de origem. Logo após a fuga, comunicada para a Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul) ainda na madrugada de domingo, equipes policiais foram enviadas para a região de fronteira, principalmente entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.