Nesta terça-feira (16), a Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) fará perícia na aeronave Cessna Aircraft, prefixo PT-KRE, que fez pouso forçado na manhã de quarta-feira (10),  em área pertencente à Cooperativa Coamo, em Dourados, às margens na BR-163, a 225 quilômetros de Campo Grande. O objetivo é descobrir as causas do incidente.

O avião foi apreendido e está recolhido junto à cooperativa. Conforme apurado pelo Midiamax, os peritos farão análise minuciosa para checar a configuração da aeronave, saber se houve alguma modificação e se todas as partes e componentes estão de acordo com o manual de fabricação. Além disso, será avaliada toda a dinâmica do voo, a fim de confirmar qual a origem e destino.

Por meio da perícia é possível descobrir também se, de fato, houve pane como alegou o piloto. Ele, inclusive, vem sendo investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e a polícia tenta descobrir se fizeram algum tipo de modificação no Cessna para que pudesse transportar materiais ilícitos. Outro ponto a ser esclarecido é se o destino seria , ou outra cidade na fronteira com o Paraguai.

Suspeito de tráfico

O piloto Wadson Ranielly Fernandes, de 38 anos, será ouvido durante as investigações. Ele já foi alvo de operações da Polícia Civil e da Polícia Federal por uso de aeronaves no tráfico de drogas. Em 2017, durante desdobramentos da Operação Ícaro, a Deco  prendeu Wadson e Wellington José Magalhães, seu braço direito, por envolvimento com narcotraficantes.

Eles descaracterizaram aviões para emprego no transporte de entorpecentes, como forma de tentar despistar fiscalização policial. Durante investigações na época, a Deco descobriu que uma aeronave que pertencia à empresa de Wadson, localizada no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Avenida Fábio Zahran, na capital, havia caído com drogas na . Na ocasião, um dia após o acidente, ele chegou a registrar boletim de ocorrência alegando ter sido vítima de furto.

No entanto, mais tarde, percebendo que durante a apuração do suposto furto a Polícia Civil se aproximou da verdade, ele acabou clonando a aeronave, e disse que o avião misteriosamente havia sido recuperado. Ou seja, ele pegou os mesmos dados da aeronave que havia caído na Bolívia e inseriu em outra, a fim de despistar ligação com o tráfico. Ele chegou a ficar preso, mas foi solto meses depois.

Em 2019, foi alvo da Operação Teto Baixo, deflagrada pela PF para desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de . Foram cumpridos 106 mandados cumpridos no Amazonas, Goiás, Maranhão, , Pará, Tocantins e Roraima, expedidos pela Vara de entorpecentes e organizações criminosas da Justiça Estadual de Roraima. 

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do voo que resultou na queda nesta quarta-feira, mas a Deco irá investigar o caso. Apesar do acidente, Wadson não se feriu com gravidade, foi socorrido e encaminhado ao Hospital da Vida, em Dourados.