Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia Federal cumpre mandados em MS contra tráfico de cocaína

A  Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Teto Baixo para desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína. São cumpridos mandados em sete estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul. Ao todo são 106 mandados cumpridos no Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Roraima, expedidos […]
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Teto Baixo para desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína. São cumpridos mandados em sete estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul.

Ao todo são 106 mandados cumpridos no Amazonas, , Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Roraima, expedidos pela Vara de entorpecentes e organizações criminosas da de Roraima. Participam da operação cerca de 200 policiais.

Foram expedidos 30 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 27 de busca e apreensão, sete mandados de bloqueio/suspensão de regularização de imóvel rural e 36 mandados de sequestro/bloqueio de bens, os quais incluem, além dos 18 aviões, imóveis, propriedades rurais e mais de R$ 290 milhões de reais de eventuais contas bancárias em nome de 36 investigados.

As investigações começaram no final de 2016, quando um avião caiu no município de Caracaraí, sul do estado de Roraima, e os ocupantes fugiram, o que levantou suspeitas sobre o conteúdo que estaria sendo transportado. A partir dessa suspeita, a Polícia Federal conseguiu apurar que os responsáveis pela aeronave estariam envolvidos em uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas.

Em 2017, três ações resultaram na apreensão de mais de meia tonelada de cocaína nos estados de Roraima, Pará e Tocantins. O esquema envolveria o transporte de cocaína que seria recebida na região norte do Brasil por meio de aviões com destino ao Centro-Oeste. Cada voo transportaria, em média, 550 quilos da droga, e o grupo contaria com pelo menos 18 aeronaves. A cocaína seria pega em São Gabriel da Cachoeira/AM, de onde o avião partiria para alguma pista clandestina no estado de Roraima, com o intuito de se afastar de regiões com maior fiscalização, para depois ir em direção a estados como Goiás e Tocantins.

A base de operações do grupo ficava na região de , em Mato Grosso do Sul. Em agosto 2017 foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Estado envolvidos em clonagem de aeronaves para tráfico de drogas, inclusive com expedição de mandado de prisão para o líder do grupo, que chegou a ficar foragido. Após isso, a estrutura de apoio da organização criminosa teria sido transferida para Santarém/PA.

A organização seria estruturada em três núcleos distintos: um familiar, formado por parentes do líder esquema, que comandavam os negócios; um outro núcleo que prestaria apoio logístico ao grupo – como a identificação de pistas clandestinas, arrendamento de fazendas e abastecimento das aeronaves; e um último composto pelos pilotos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática