Durante as ações da Polícia Federal na Operação Além-Mar nesta terça-feira (18), também foi apreendida grande carga de cocaína em Amambay, na região de fronteira com o Paraguai. A apreensão aconteceu em trabalho conjunto com a Senad (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas).

Conforme as primeiras informações, a apreensão aconteceu em Cerro Cora'i, durante a operação da Polícia Federal, com o apoio da Senad. Assim, até o momento foram encontrados e apreendidos 310 quilos de cocaína, além de um carregamento de maconha, que ainda não foi pesado.

Operação da PF fecha cerco contra Minotauro em MS e apreende cocaína na fronteira
(Foto: Divulgação)

As ações e investigações que acontecem há 3 anos, miram em grande esquema de tráfico internacional de cocaína esquematizado por Minotauro, Sergio Arruda Quintiliano Neto. A princípio, a cocaína originalmente vinda da Bolívia era armazenada no Paraguai, em Amambay.

Então, dali ela entrava no Brasil através da fronteira com e por meio de aeronaves chegava aos portos, principalmente no Rio Grande do Norte. De lá, era levada para a Europa.

Operação Além-Mar

A operação cumpre 14 mandados em Mato Grosso do Sul, sendo 11 de busca e apreensão e 3 de prisão. Assim, a ação visa quatro organizações criminosas que agiam em conjunto. A primeira, estabelecida em São Paulo (SP), promovia o transporte da cocaína pela fronteira com o Paraguai. Assim o entorpecente chegava até a capital paulista por aeronaves. Então, era distribuída no atacado para outras organizações criminosas tanto no Brasil quanto na Europa.

Já a segunda tem base em Campinas (SP) e recebia a cocaína internalizada para distribuição interna e exportação para Cabo Verde e Europa. Enquanto isso, a terceira, estabelecida em Recife (PE), é integrada por empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão. Estes eram cooptados organizavam a logística de transporte rodoviário da droga e o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos containers.

Por fim, a quarta organização, que fica na região do Braz em São Paulo (SP), atua como banco paralelo, disponibilizando uma rede de contas bancárias (de empresas fantasma, de fachada ou em nome de “laranjas”). Com isso, era feita a movimentação de recursos de terceiros, de origem ilícita, ‘lavando' o dinheiro do tráfico.

Prisões e apreensões

Durante a fase sigilosa das investigações foram presas 12 pessoas e apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, no Brasil e na Europa, relacionados ao esquema criminoso. Dentre esses presos estava Romilton Queiroz Hosi, que permaneceu foragido da justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e pela NCA (National Crime Agency), do Reino Unido.

Só nesta terça-feira são cumpridos 189 mandados, sendo 50 de prisão (20 preventivas e 30 temporárias) e 139 de busca e apreensão. Assim, todos os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco e são cumpridos em 12 estados, mais Distrito Federal. São eles Alagoas, , Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Também foi determinado pela Justiça Federal o de 7 aviões, 5 helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e também fazendas. Além disso também acontece o bloqueio judicial do valor de R$100.000.000,00.

*Matéria editada às 10h12 para acréscimo de informação