Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça pede cela especial com ‘segurança reforçada’ para guardas presos na Omertà

O juiz Mário José Esbalqueiro Júnior deferiu nesta quarta-feira (29), o pedido da defesa dos guardas municipais, presos na Operação Omertà, em setembro de 2019, que ocupem cela especial, com ‘segurança reforçada’.  A defesa alegou que os guardas corriam risco de morte, já que estavam detidos juntos de presos ‘comuns’ na penitenviária. O pedido feito […]
Arquivo -
Guardas estão presos desde o dia 27 de setembro de 2019 (Henrique Arakaki
Guardas estão presos desde o dia 27 de setembro de 2019 (Henrique Arakaki

O juiz Mário José Esbalqueiro Júnior deferiu nesta quarta-feira (29), o pedido da defesa dos guardas municipais, presos na Operação Omertà, em setembro de 2019, que ocupem cela especial, com ‘segurança reforçada’. 

A defesa alegou que os guardas corriam risco de morte, já que estavam detidos juntos de presos ‘comuns’ na penitenviária. O pedido feito para ocupação de celas especiais foi despachado no dia 17 de janeiro deste ano. Igor Cunha de Souza, Eronaldo Vieira da Silva, Rafael Carmo Peixoto, Alcinei Arantes da Silva e Robert Vitor ocupam celas nos estabelecimentos penais de e para onde foram transferidos, no dia 21 de dezembro de 2019.

O juiz pediu que seja comunicado a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), para que a segurança seja ‘reforçada’, nas celas que serão ocupadas pelos guardas.

No início do mês, a Justiça negou o pedido da defesa para que os réus voltassem a ocupar celas de presídio em Campo Grande. No último dia 5 de janeiro, os advogados Márcio Souza de Almeida e Lucas Caique da Silva Palermo entraram com mandado de segurança contra o diretor-presidente em exercício da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Acir Rodrigues afirmando que não foi apresentada aos recorrentes, advogados a motivação para movimentação dos apelantes.

A transferência aconteceu depois da descoberto um plano de fuga do grupo, que estava recolhido no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, pela Agepen.

Omertà

O Garras e o , com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)