Consta em publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9), a dispensa do diretor-adjunto da (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, Ricardo Lopes Lima. A dispensa acontece 24 dias após o motim que resultou na fuga de 26 internos daquela unidade, em 16 de dezembro de 2019.

Conforme as informações da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Ricardo teria pedido a dispensa do cargo e deve ser substituído em breve. Além dele, uma agente que trabalhava na Unei Masculina Provisória Novo Caminho (a Unei Los Angeles), pediu transferência para a .

Primeiras informações que chegaram ao Midiamax dão conta que agentes das Uneis devem fazer ‘operação padrão' dentro das unidades, ou seja, um indicativo de que podem suspender as atividades. Possivelmente por conta das condições de trabalho, já que precariedades nos prédios foram apontadas pelos agentes e também por mães de internos nos últimos meses.

Na segunda-feira (6), houve um princípio de motim naquela unidade do Los Angeles, em que os internos quebraram a parede da unidade usando cadeiras e tampa de um freezer. Quando estavam quase fugindo, foram contidos pelos agentes e dez dos internos precisaram ser levados para a delegacia pelo Batalhão de Choque.

Motins e fugas

Em dezembro, 26 internos da Unei Dom Bosco fugiram após simularem uma briga em uma cela. Quando os agentes foram ver o que estava acontecendo e conter os adolescentes, foram surpreendidos por vários deles já nos corredores, fora da cela. Os internos teriam quebrado o cadeado e simulado a briga.

Quando os agentes chegaram, foram rendidos e agredidos. Até segunda-feira (6), 10 dos 26 internos que fugiram tinham sido recapturados. Também na segunda-feira, princípio de motim movimentou a Unei Los Angeles, mas a tentativa de fuga dos internos foi frustrada pelos próprios agentes, que tiveram auxílio da Polícia Militar para conduzir os adolescentes até a delegacia e também em vistoria no prédio.