Pular para o conteúdo
Polícia

Chefões do contrabando de cigarro são condenados a mais de 50 anos de prisão

Ângelo Guimarães Ballerini e Valdenir Pereira dos Santos foram condenados por chefiar máfia do cigarro desarticulada pela Polícia Federal em agosto do ano passado, no âmbito da Operação Teçá. A sentença proferida pelo juiz federal de Naviraí, Ricardo William Carvalho dos Santos, no último dia 21, foi de 50 anos e dois meses, em regime […]
Arquivo -
Policial federal durante cumprimento da mandado na ação contra cigarreiros
Policial federal durante cumprimento da mandado na Operação Teçá

Ângelo Guimarães Ballerini e Valdenir Pereira dos Santos foram condenados por chefiar máfia do cigarro desarticulada pela Polícia Federal em agosto do ano passado, no âmbito da Operação Teçá. A sentença proferida pelo juiz federal de Naviraí, Ricardo William Carvalho dos Santos, no último dia 21, foi de 50 anos e dois meses, em regime fechado, pelo contrabando de cigarro cometido 14 vezes. 

A dupla foi condenada também pela prática de crime contra as telecomunicações , à pena de 1 ano e quatro meses meses de detenção, em regime semiaberto, “a ser iniciada após o cumprimento da fração pertinente ao regime fechado decorrente da condenação pelo crime de contrabando”.

Outra condenação

Em dezembro de 2019, o juiz Ricardo Wiliam proferiu a primeira sentença contra a máfia de cigarreiros. Deividy Fernando Panício dos Santos, foi condenado a cinco anos e dez meses de reclusão em regime fechado. Conforme apurado, ele atuava como coordenador da organização criminosa, com a função de manter contatos com motoristas, batedores, olheiros e policiais corruptos. O principal objetivo era sincronizar a passagem dos caminhões para que não houvesse risco de abordagem.

Ele falava com todos ao mesmo tempo e estava muito próximo do batedor. Rodrigo Barros de Araújo, que desempenhava papel de batedor, responsável pela escolta da droga e monitoramento da rodovia, foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto. 

De acordo com a em Mato Grosso do Sul, o processo dos dois foi desmembrado em relação aos demais réus que se encontram soltos com previsão para breve julgamento. 

Operação Teçá

Em agosto do ano passado , a Polícia Federal deflagrou a denominada Operação Teçá, após expedição de 40 mandados de prisão preventiva e mais de 30 mandados de busca e apreensão. Um PRF (Policial Rodoviário Federal) também foi preso na oportunidade, suspeito de facilitar a passagem de carga de cigarros da referida Organização Criminosa.

No estado, mandados foram cumpridos em , Mundo Novo, , Amambai, Iguatemi, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante. O restante teve alvos em Maringá e Umuarama, no interior do Paraná, e em Mossoró (RN). As investigações, que começaram em 2018, apontaram que a quadrilha tinha núcleo no estado e enviava contrabando, principalmente de cigarros fabricados no Paraguai, para outras localidades do País.

De acordo com a Polícia Federal, durante as apurações, foram apreendidos R$ 144 milhões em contrabando, 155 veículos usados para transportar os cigarros ilegais e 75 pessoas foram presas. A maior apreensão feita foi em Ivinhema, em junho de 2018, quando 11 carretas carregadas de cigarros foram apreendidas, tendo sido presos 09 motoristas em flagrante. Contabilizou-se, na ocasião, 1 milhão de maços de cigarros, avaliados, juntamente dos veículos apreendidos, em R$ 10 milhões.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupo de WhatsApp com ataques racistas à estudante vira caso de polícia em Campo Grande

Motorista que levava 37 Kg de cocaína de Campo Grande a São Paulo é preso na BR-262

Motta anuncia formalmente grupo de trabalho da reforma administrativa

São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Motorista de caminhonete é baleado por ladrões em tentativa de assalto

Últimas Notícias

Esportes

Bia Haddad emplaca 2ª vitória e avança às quartas em Estrasburgo

O torneio em piso de saibro antecede Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada

Cotidiano

Campanha ‘Seu Abraço Aquece’ arrecada 230 cobertores e mais de 200 peças de roupas

Campanha teve como objetivo arrecadar itens de inverno novos ou em bom estado

Brasil

Senado aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental; texto vai à Câmara

Lei Geral do Licenciamento Ambiental é esperada pelo setor produtivo

Brasil

Câmara aprova projeto sobre reajuste salarial de servidores

O texto agora vai para o Senado