Pular para o conteúdo
Polícia

Sindicato defende guardas que jogaram pimenta em trabalhadoras: ‘ação de polícia administrativa’

Em nota, o sindicato da Guarda Municipal classificou como ação de “polícia administrativa” durante protesto, realizado na maioria por mulheres, no Terminal Morenão em Campo Grande no último dia 15. A corregedoria da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) informou que irá abrir procedimento administrativo contra a equipe de guardas e tirá-los das […]
Arquivo -
Manifestantes reclamaram de truculência da Guarda. (Marcos Ermínio
Manifestantes reclamaram de truculência da Guarda. (Marcos Ermínio

Em nota, o sindicato da Guarda Municipal classificou como ação de “polícia administrativa” durante protesto, realizado na maioria por mulheres, no Terminal Morenão em Campo Grande no último dia 15.

A corregedoria da (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) informou que irá abrir procedimento administrativo contra a equipe de guardas e tirá-los das ruas durante apuração de eventual excesso cometido no manifesto.

Nesta semana, o secretário especial de segurança e defesa social, Valério Azambuja disse que os membros do GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da Guarda Municipal de Campo Grande passarão por novo treinamento após a durante manifestação no terminal.

Leia a nota:

Primeiro é dizer para a sociedade que o evento do dia 15 passado foi fruto de uma ação de polícia administrativa, de um lado havia manifestantes que não se pode discutir o mérito de seus protestos, de outro havia cidadãos embarcados em no mínimo quatro coletivos usufruindo do sagrado direito de ir e vir. As medidas tomadas pelos guardas foi no afã senão de evitar não só confronto entre populares que visavam continuar suas jornadas e de outro lado populares imbuídos no protesto – que a despeito de ser justo ou não as razões de suas manifestações – impediam a passagem e a livre circulação do transporte público, e, neste momento não restou a guarnição presente senão empenhar-se no desbloqueio da via. Contudo, tal ação de polícia administrativa ganhou proporções pública levando a instituições, entidades e políticos a elevar o tom contra a atuação legítima da guarnição presente, levando a um acinte que somente traz em tema a insegurança jurídica das condutas expressamente legais da guarda municipal. Aguardaremos a nossa liderança maior, senhor Hudson Pereira Bonfim, presidente do sindicato, que às expensas próprias se encontra no município de Embu das Artes se qualificando para atuação respaldada e qualificada junto a Guarda Municipal, e de onde também se encontra incomunicável ante a rigidez do tirocínio que se propôs a empreender, para numa coletiva junto a imprensa e voltado a uma ação clara e contudente, que lhe é peculiar, demonstrar a legitimidade da atuação dos guardas municipais envolvidos na ocorrência mencionada, bem como para esclarecer a sociedade em geral a legalidade da atuação da guarda municipal. Subscrevem a diretoria do sindicato e seu departamento jurídico. , MS, 19 de novembro de 2019.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público