Mulheres, maioria de trabalhadoras diaristas e domésticas, fecharam uma das vias de acesso ao em protesto por atrasos das linhas 070 e 072 durante o feriado desta sexta-feira (15), mas acabaram surpreendidas pela Guarda Municipal, que lançou spray para acabar com a manifestação. Elas já haviam saído da via quando o guarda usa o gás, como é possível ver no vídeo ao final da matéria. Muitas delas foram atingidas.

Elas reclamavam da falta de horário dos ônibus, que se agrava durante o feriado. “Não avisam que horas vai passar e quando avisam, não cumprem nunca o horário”, reclamou uma delas. O avisou apenas que reduziria a frota em 30%, como faz nos feriados, dias de menor concentração de pessoas.

No entanto, o protesto era para reclamar da falta de compromisso da concessão pública com as trabalhadoras. “Tem ônibus que nem passa. A gente acorda de madrugada para pegar ônibus e chegar na casa do patrão no horário, mas os ônibus simplesmente não passam”, criticou outra trabalhadora.

O Jornal Midiamax acompanhou a manifestação ao vivo pelas e registrou imagens do protesto. As fotos são do repórter fotográfico Marcos Ermínio.