Os dois investigadores da Polícia Civil Gil Emerson Vasconcelos e Paulo Cesar dos Reis, presos por envolvimento em esquema de corrupção, receberam alvará de soltura no último dia 6 de setembro. Após serem soltos, eles também tiveram o afastamento compulsório dos cargos revogados.

Conforme publicação do nesta sexta-feira (13), foram revogadas as portarias que tratam do afastamento compulsório dos policiais civis, após a decisão dos juízes de concederem o alvará de soltura. Os policiais tinham sido presos, soltos e presos novamente no dia 2 de agosto.

Balcão de negócios

No dia 8 de julho os policiais de , cidade que fica distante 143 quilômetros da Capital, foram presos em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Após a primeira prisão, eles foram soltos no dia 29 do mesmo mês, liberados por falta de provas.

Já no dia 2 de agosto eles voltaram a serem detidos por decisão do juiz. Além do sumiço da droga, os dois eram investigados por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção comandado pelo delegado Eder de Oliveira, ex-titular da delegacia de Aquidauana, preso no dia 24 de junho.

Ao todo, durante a operação do foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e mais quatro de prisão temporária em Campo Grande e Aquidauana. Foram apreendidas ainda 26 armas de fogo.

*Matéria alterada às 9h59 para correção de informações