Oito acampamentos que armazenavam cerca de 24 toneladas de maconha foram destruídos pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) nesta quarta-feira, na zona rural de Sanja Pytã, distrito paraguaio localizado na fronteira com Sanga Puitã, em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande. A estimativa é de prejuízo de R$ 3 milhões ao crime organizado que deixa de enviar o produto ao Brasil via Mato Grosso do Sul.

Segundo nota, os acampamentos do tráfico estavam conectados entre si e permitiam o cultivo, processamento e armazenamento em grandes quantidades da droga. A equipe operacional coordenada pelo fiscal Armando Cantero, da Senad em Amambay, encontrou vários objetos como geradores, telas para estocagem e prensas usadas na formação dos tabletes.

Ao todo, foram destruídos 800 quilos da droga picada e 300 quilos de sementes que estavam enterradas, bem como oito hectares com potencial de produção de cerca de 24 toneladas da erva. Foram apreendidas ainda três motocicletas, mas nenhum suspeito foi encontrado.