Pular para o conteúdo
Polícia

Omertà: indícios de corrupção na Polícia Civil de MS serão liberados para Corregedoria

A Justiça determinou nesta terça-feira (8), o compartilhamento de provas da Operação Omertà, com a Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul sobre suposto pagamento de propina a um delegado logo após a execução do chefe da segurança da Assembleia Legislativa, Ilson Figueiredo. A Corregedoria havia feito o pedido com brevidade das informações […]
Arquivo -

A Justiça determinou nesta terça-feira (8), o compartilhamento de provas da , com a Corregedoria da Polícia Civil de sobre suposto pagamento de propina a um delegado logo após a execução do chefe da segurança da Assembleia Legislativa, Ilson Figueiredo.

A Corregedoria havia feito o pedido com brevidade das informações na segunda-feira (7) para uma investigação sobre a denúncia. O corregedor-geral, Jairo Mendes, havia dito ao Jornal Midiamax que um procedimento administrativo já estava aberto para apurar os fatos.

Já nesta terça (8), a promotora de justiça, Paula Volpe, ordenou o compartilhamento dos indícios que revelam o suposto pagamento de propina, no valor de R$ 200 mil a um delegado logo após a execução de Ilson Figueiredo, em junho de 2018, na Avenida Guaicurus.

De acordo com os autos da Operação Omertà, uma mulher, que terá a identificação preservada, contou que Marcelo teria recebido uma ligação, poucos dias depois da morte de Ilson, na qual ele afirmava que iria na delegacia entregar o dinheiro, R$ 100 mil, em mãos para o delegado. Ainda revelou que o motivo do assassinato de Ilson, em junho de 2018, seria pela morte de Daniel Alvarez Georges, 43 anos, filho de Fahd Jamil.

O chefe de segurança foi acusado de ‘sumir’ com Daniel em maio de 2011 e o corpo nunca foi localizado. Na época da execução do chefe da segurança Ilson Figueiredo, quem comandava a DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) era o delegado Márcio Oshiro Obara. Ele foi substituído do comando da delegacia em julho de 2018, voltando para a função em abril de 2019.

Já no dia 1º de outubro deste ano, após a prisão de e o desmantelamento da milícia de execuções em , o delegado Márcio Shiro Obara foi removido com prejuízo de suas funções para atuar na Delegacia Regional de .

Em relação a transferência do delegado Márcio Shiro Obara para atuar na Delegacia Regional de Ponta Porã, o corregedor afirmou que não existe relação, “Isso não existe de punir de delegado com transferência. Transferência não é punição. Ele (Obara) foi para Ponta Porã para auxiliar nos homicídios na fronteira. Cada delegado tem sua especialidade”, ressaltou.

Omertà: indícios de corrupção na Polícia Civil de MS serão liberados para Corregedoria

Operação Omertà

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.

A ação levou a prisão, além de Jamil Name e Jamil Name Filho, de policiais civis, guardas, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins, Orlando da Silva e Matheus Coutinho, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime