Pular para o conteúdo
Polícia

Omertà: contrato de gaveta liga pai e filho presos ao imóvel onde arsenal foi flagrado

Um contrato registrado no Cartório do 5° ofício de Notas da Comarca de Campo Grande levou a polícia a relacionar o endereço onde foi encontrado verdadeiro arsenal de guerra ao empresário Jamil Name e ao filho dele, Jamil Name Filho. A ligação foi decisiva para implicar os dois, presos na sexta-feira (27), na investigação de […]
Arquivo -
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um contrato registrado no Cartório do 5° ofício de Notas da Comarca de levou a polícia a relacionar o endereço onde foi encontrado verdadeiro arsenal de guerra ao empresário e ao filho dele, Jamil Name Filho. A ligação foi decisiva para implicar os dois, presos na sexta-feira (27), na investigação de suposta milícia armada e de crimes de pistolagem.

Além de Jamil e o filho, outras 19 pessoas foram presas na .

O contrato do imóvel, avaliado em R$ 850 mil, foi assinado em 16 de maio de 2017, por Jamil Name e Jamil Name Filho.

O documento registrado no Cartório do 5° Ofício de Campo Grande aponta que a casa teria sido entregue como ressarcimento após Jamil desistir da negociação de um terreno na Vila Santo André, em fevereiro de 2015. O casal não teria como devolver o dinheiro envolvido na transação, e por isso teriam passado o imóvel para os Name.

O acordo, no entanto, permitia que o casal morasse na casa até março de 2017, em regime de comodato. Após esse período, deveriam entregar a casa, conforme foi feito pelo casal.

Fuzis Ak-47, espingardas e muita munição

E foi neste imóvel, no bairro Monte Líbano, que a polícia localizou um arsenal avaliado em mais de R$ 200 mil. Foram encontrados dois fuzis AK-47 calibre .76; espingarda calibre .12 e calibre .22, quatro fuzis calibre 556, além de munições de diversos calibres, além de papel, 17 folhas com logomarca da Polícia Federal e equipamentos diversos.

Na ocasião, o então guarda municipal Marcelo Rios foi preso. Era o início das investigações que levaram à deflagração da Operação Omertà pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros).

Omertà: contrato de gaveta liga pai e filho presos ao imóvel onde arsenal foi flagrado
Arsenal foi encontrado em casa ocupada por ex-guarda municipal (Foto: Divulgação)

A defesa de Jamil Name alega que a casa pertenceria a Jamil Name Filho, mas que Marcelo Rios ocupava o local para cuidar. Também nega qualquer envolvimento do empresário com o arsenal ilegal flagrado.

Jamil continua detido na cela 17 do Centro de Triagem de Campo Grande desde a manhã desta segunda-feira (30), quando passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva mantida.

Até o advogado que trabalha para os Name, Alexandre Franzoloso, teve mandado de prisão expedido, por supostamente integrar a organização. Ele conseguiu o relaxamento e garante que a única ligação com a atividade do grupo investigado seria o exercício da profissão.

Dois suspeitos, apontados como pistoleiros do grupo, continuam desaparecidos e a polícia ofereceu até recompensa por informações que levem ao paradeiro de José Moreira Freires e Juanil Miranda Lima.

A defesa dos Names já entrou com pedido de Habeas Corpus.

Operação Omertà

Após encontrar arsenal de milícia na casa, a polícia começou as investigações para chegar até a organização criminosa de milícia armada, suspeita de cometer homicídios em Campo Grande. Na lista estão as execuções de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier.

O grupo também é investigado pelos crimes de porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

Além dos empresários Jamil Name e Jamil Name filho, na última sexta-feira a polícia prendeu policiais civis, guardas municipais, um policial federal e até militar do Exército. Gaeco, Garras, com apoio de policiais militares também deram cumprimento a mandados de busca e apreensão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena