Pular para o conteúdo
Polícia

Milícia trocava armas de execução na fronteira para despistar investigações, diz Gaeco

A milícia investigada por ligação com execuções ocorridas em Campo Grande trocava os armamentos usados nos crimes, como forma de despistar as investigações. Conforme inquérito instaurado no dia 3 de maio pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) do Ministério Estadual, metralhadoras e fuzis de grosso calibre eram levados para Ponta […]
Arquivo -
Marcos Ermínio
Marcos Ermínio

A investigada por ligação com execuções ocorridas em Campo Grande trocava os armamentos usados nos crimes, como forma de despistar as investigações. Conforme inquérito instaurado no dia 3 de maio pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) do Ministério Estadual, metralhadoras e fuzis de grosso calibre eram levados para , na fronteira com o Paraguai, onde eram negociados com o crime organizado.

Tal medida, apontam as investigações, dificultavam a rastreabilidade e o trabalho de perícia no momento dos exames de balística. Ainda segundo o Gaeco, várias execuções promovidas na Capital foram realizadas com fuzis calibre 7.62. Um destes fuzis foi encontrado no arsenal apreendido pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a a Bancos, Assaltos e Sequestros) com o guarda municipal Marcelo Rios.

O aparato bélico estava escondido em uma residência localizada na na Rua José Luiz Pereira, no Monte Líbano. Indícios apontavam que a mesma arma teria sido usada nos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Mendes e Matheus Coutinho da Silva Xavier, ocorridos entre 11 de junho de 2018 e 10 de abril de  2019. Por este motivo, a milícia optava pela troca das armas, a fim de eliminar provas. Até mesmo os veículos usados eram incendiados.

Envolvimentos

Na última sexta-feira (27) foi deflagrada a Operação Omertá, que contou com 17 equipes do Garras, Gaeco e da PM. Foram cumpridos 44 mandados na Capital, sendo 13 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 21 de busca e apreensão. Informações são de que os empresários Jamil Name e Jamil Name Filho seriam suspeitos de chefiar uma milícia envolvida com execuções em Campo Grande. A polícia apreendeu R$ 150 mil em posse do empresário Jamil Name.

Foram presos durante a operação 20 pessoas entre elas Jamil Name e Jamil Name Filho. Os presos foram Elvis Elir Camargo Lima; Eronaldo Vieira da Silva; Euzébio de Jesus Araújo; Everaldo Monteiro de Assis; Frederico Maldonado Arruda; Igor Cunha de Souza; Luis Fernando da Fonseca; Rafael Carmo Peixoto Ribeiro; Rudney Machado Medeiros; além de Alcinei Arantes da Silva; Andrison Correia; Eltom Pedro de Almeida; Flávio Narciso Morais da Silva, Marcelo Rios; Márcio Cavalcanti da Silva; Rafael Antunes Vieira; Robert Vítor Kopetski e Vladenilson Daniel Olmedo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O mundo ainda não está preparado para viver sem o petróleo”, diz Lula

santa casa

Homem é ferido a tiros na MS-441 por desconhecido escondido em milharal

Palmeiras vence Al Ahly no Mundial em jogo interrompido por risco de tempestade

Mais de 80% do modelo de arma usado por criança que matou a mãe está nas mãos de civis em MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado após furar preferencial e bater em ônibus no Tiradentes

Últimas Notícias

Cotidiano

Missa de Corpus Christi reúne milhares de fiéis católicos na Praça do Rádio Clube

Após a missa, fiéis seguem em procissão pelas ruas onde foram confeccionados os tapetes litúrgicos, juntamente com o Arcebispo Dom Dimas Barbosa, que conduzirá o 'Santíssimo Sacramento'

Cotidiano

Mulher é conduzida para delegacia após ocupação em área particular no Jardim Centenário

As famílias chegaram ao local às 07h

Cotidiano

Banho de São João deve reunir 15 mil pessoas por noite em Corumbá

Programação do arraial une devoção, celebração, muita música e tradições na cidade pantaneira

Política

Quer participar? Confira como dar sua opinião sobre os ônibus na CPI do Consórcio Guaicurus

Usuários poderão dar a opinião sobre o serviço de transporte coletivo na CPI promovida pela Câmara de Vereadores de Campo Grande