Pular para o conteúdo
Polícia

‘Máfia dos Cigarreiros’: Cabo da PM condenado por corrupção vai para reserva remunerada

Condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, o cabo Aparecido Cristiano Fialho foi transferido para a reserva remunerada da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A portaria que oficializa a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). A transferência foi um pedido de Aparecido Cristiano e foi […]
Arquivo -

Condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, o cabo Aparecido Cristiano Fialho foi transferido para a reserva remunerada da de Mato Grosso do Sul. A portaria que oficializa a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29).

A transferência foi um pedido de Aparecido Cristiano e foi assinada pelo diretor-presidente da (Agência De Previdência Social), Jorge Oliveira Martins, na segunda (28). O cabo da PM vai ter salário proporcional com paridade. Em dezembro de 2018, ele teve remuneração bruta de R$ 5.317,58, de acordo com o Portal da Transparência do Governo do Estado.

Atualmente, Aparecido Cristiano está detido no Presídio Militar em e será alvo de procedimento administrativo que pode resultar em sua expulsão da corporação, por ter sido condenado a 15 anos e 4 meses de prisão, após as investigações da Operação Oiketikus desencadeada pelo (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual.

A operação investigou esquema criminoso integrado por policiais que facilitavam o contrabando de cigarros, a chamada ‘máfia cigarreira’.

Outros sete policiais militares presos durante a Oiketikus também foram condenados: Lisberto Sebastião de Lima, Elvio Barbosa Romeiro, Vandison de Pinho, Ivan Edemilson Cabanhe e Erik dos Santos Osuna, condenados pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa, e  Angelúcio Recalde Paniagua e Jhondnei Aguilera, condenados pelos mesmos crimes, mas agravados pelo fato de que, para a Justiça, a dupla exercia o comando do esquema criminoso. Somadas, as penas ultrapassam 80 anos de prisão que, de início, deverão ser cumpridas em regime fechado.

Além destes, foram condenados os tenentes-coronéis Admilson Cristaldo e Luciano Espíndola da Silva e o major Oscar Leite Ribeiro, apontados também como líderes do esquema de corrupção da Máfia do Cigarro.

Admilson Cristaldo Barbosa recebeu a sentença de sete anos, um mês e dez dias pelos crimes de corrupção passiva e incontinuidade delitiva, durante os anos de 2016 a 2018. Luciano Espíndola da Silva foi condenado pelos mesmos crimes e também pegou sete anos, um mês e dez dias de prisão. Os dois responderão em regime fechado e não poderão apelar da sentença em liberdade.

‘Máfia dos Cigarreiros': Cabo da PM condenado por corrupção vai para reserva remunerada
Policial vai passar a receber pela Ageprev. (Foto: Divulgação / Governo do Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rio Cuiabá é o quarto em MS a entrar em nível de estiagem

Petróleo fecha em alta, com preocupações de oferta da Rússia e expectativa de demanda da China

A cara dele? Versão baixa renda do cantor, ‘Luan sem Grana’ capina até lote em MS

Campanha do Sesc arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Notícias mais lidas agora

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Diretor da Fiems é investigado pelo Ministério Público por desmatamento em MS

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Deputado vê bolsonarismo enfraquecido com condenação e concorrência na direita

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festival do estúdio Ghibli terá sessões de clássicos da produtora em cinema de Campo Grande

Semana de exibições vai do dia 18 de setembro a 1º de outubro

Cotidiano

Prepare o guarda-chuva: cidades de MS estão sob alertas de chuvas nesta segunda-feira

Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para municípios de Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pipa na fiação causa queda de energia em bairros de Campo Grande

Moradores dos bairros São Conrado, Santa Emília, Leblon, União, Oliveira, Caiçara, que foram afetados pela falta de energia

Trânsito

VÍDEO: Motorista tenta fazer conversão, atinge e arremessa motociclista na Avenida José Nogueira Vieira

A colisão ocorreu por volta das 8h13 da manhã