Na noite de terça-feira (17), por volta das 21 horas, interno da (Unidade Educacional de Internação) que fugiu na madrugada de segunda-feira (16) foi recapturado. Ele estava escondido na casa da irmã, no Bairro Santa Mônica, e foi encontrado após denúncia anônima.

Conforme as informações dos policiais da 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) que fizeram a recaptura, o jovem estava escondido na casa da irmã. Denunciante anônimo acionou a polícia e o jovem, que já tem 18 anos mas segue cumprindo pena na unidade por roubo, foi recapturado.

Até o momento a informação é de que os outros 24 jovens seguem foragidos. Na madrugada de segunda-feira 26 fugiram e um foi recapturado logo em seguida. A Sejusp-MS (Secretaria de Estado, Justiça e de Mato Grosso do Sul) confirmou que foi formada uma força-tarefa para busca e recaptura dos evadidos.

A SAS (Superintendência de Medidas Socioeducativas), responsável pelas Unidades Educacionais de Internação de Mato Grosso do Sul, abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos. A fuga aconteceu após os jovens simularem uma briga e agredirem e torturarem os agentes.

Nas redes sociais

Circulam nas redes sociais listas com os nomes dos fugitivos, por onde muitas mães souberam da fuga, já que não foram informadas pela unidade. Elas fizeram manifestação e procuraram a Defensoria Pública na terça-feira por conta das condições estruturais e de higiene das Uneis em .

De 26, apenas 2 internos que fugiram de Unei em Campo Grande foram recapturados
Publicação seria de interno que fugiu na segunda-feira (Foto: Reprodução/Facebook)

Também pelas redes sociais há jovens que comemoraram a fuga. “Boa fuga para nós, bem-sucedida graças a Deus” publicou um dos adolescentes que teria fugido da unidade. Em seguida uma fotografia foi postada na página do Facebook, com amigos, comemorando.

Motim e fuga

O motim começou quando servidores de plantão foram atender simulação de briga entre os jovens no Pavilhão B. “Vivemos momentos de terror”, relatou um agente de 50 anos que há 19 trabalha nas unidades de Campo Grande. Ele contou ao Midiamax que os adolescentes do Pavilhão B simularam que um dos internos era espancado e os agentes de plantão, 5 no total, foram intervir. “Quando chegamos na cela, o cadeado já estava aberto”, contou.

De 26, apenas 2 internos que fugiram de Unei em Campo Grande foram recapturados
Agente foi agredido (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Ao menos 20 adolescentes já estavam no corredor e começaram a agredir os agentes. Ele foi feito refém, algemado e espancado com golpes de barra de ferro na cabeça. Durante o motim os internos ainda jogaram um produto químico nos olhos do agente. Alguns adolescentes fugiram pelo portão, com as chaves dos funcionários, enquanto outros pularam o muro.

Ao todo 26 fugiram. “Não morremos por sorte, porque eles queriam matar todos nós”, relatou ainda outro funcionário. Com a fuga ainda foi exposta a falta de segurança na unidade, onde os agentes trabalham desarmados e ainda há falhas nos sistemas de monitoramento.