O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro iniciou ontem (28) a sétima edição da Operação Dínamo, em 12 regiões militares, incluindo Mato Grosso do Sul. O objetivo é fiscalizar o comércio de explosivos no estado e impedir o contrabando de artefatos.  As ações contam com a participação de forças de segurança e Agências Governamentais.

A operação tem como finalidade monitorar o ciclo de vida dos materiais explosivos e produtos correlatos. Durante as ações, são verificadas as documentações, condições de segurança, controle de produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos, com base nas normas em vigor. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército.

De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste), as atividades têm alcançado importantes resultados, como observado nas outras edições da Operação Dínamo e nas demais operações ocorridas ao longo do corrente ano. “Todo esse empenho é direcionado para combater os ilícitos com o uso de explosivos, o que tem contribuído, significantemente, para a segurança da sociedade e a preservação da ordem pública”, disse por meio de nota.