Pular para o conteúdo
Polícia

PM preso em operação contra cigarreiros era ‘agente de segurança velada’ no Governo

Um dos presos durante a Operação Oiketicus, que desarticulou suposta quadrilha de policiais militares que atuavam no contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul, o 2º sargento Ricardo Campos Figueiredo foi dispensado da função especial que exercia na governadoria. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10), o sargento exercia […]
Arquivo -

Um dos presos durante a Operação Oiketicus, que desarticulou suposta quadrilha de policiais militares que atuavam no contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul, o 2º sargento Ricardo Campos Figueiredo foi dispensado da função especial que exercia na governadoria.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10), o sargento exercia a função de ‘Agente de Segurança Velada da Casa Militar do Estado de Mato Grosso do Sul’, e recebia, segundo Portal de Transparência do governo, cerca de R$ 8 mil por sua nomeação na Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), pasta onde a Casa Militar é vinculada.

O decredo publicado hoje também cancela ‘o pagamento da vantagem pecuniária na função de Agente de Segurança’. A publicação é assinada pelo Chefe da Casa Militar, coronel da PM Nelson Antônio da Silva.

Prisão

Figueiredo foi preso no dia 16 de maio acusado de obstrução de Justiça e por porte ilegal de armas. Chegou a ser solto no dia 19, mas voltou à prisão no dia 24 de maio, quando o MP-MS (Ministério Público Estadual) recorreu e requereu a detenção, alegando que ele destruiu celulares enquanto agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriam mandado de busca e apreensão na residência do PM.

No dia 5 de junho, três pessoas, entre elas um promotor de justiça, uma delegada de polícia e outro policial militar, testemunharam contra o sargento. Já no final do mês de junho, a defesa do sargento apresentou à justiça uma nova versão que poderia derrubar o argumento de obstrução, alegando que foi a esposa de Ricardo quem destruiu, por motivos particulares, os aparelhos celulares.

Engano

Nos autos da prisão, agentes que prenderam o PM afirmaram que ele teria se escondido no banheiro da casa e destruído celulares que usava para conversar com chefes, amigos, colegas e familiares. Os responsáveis pelo cumprimento do mandado na residência do sargento relataram inclusive terem ouvido os aparelhos sendo quebrados.

Ao todo, a Oiketicus prendeu 29 policiais militares, entre praças e oficiais, por supostamente integrarem esquema de contrabando de cigarro na região fronteiriça.  Eles foram acusados dos crimes de corrupção passiva, cuja previsão de pena é 12 anos de prisão mais multa, e organização criminosa com pena de até 8 anos de reclusão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Prefeitura anuncia fim da situação de emergência na saúde em Campo Grande

Guias de licenciamento do Detran/MS não serão mais enviadas por Correios a partir de agosto

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

VÍDEO: Atentado contra brasileiro foi flagrado por câmeras de segurança na fronteira

Últimas Notícias

Cotidiano

Aeronave de guerra americana pousa em Campo Grande nesta terça-feira

Cargueiro militar chegou na Base Aérea da Capital por volta das 20h, para participação de treinamento da FAB

Esportes

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

Em jogo decisivo, quem vencer garante vaga na grande final contra a Colômbia

MidiaMAIS

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Ator experimenta culinária e turismo de Bonito com esposa e filhos

Cotidiano

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Caso aconteceu no Terminal General Osório, na linha 212