A Polícia Militar Ambiental (PMA), prendeu na madrugada desta sexta-feira (14), em Ivinhema, a 298 km de Campo Grande, um casal traficante de papagaios. Os policiais militares ambientais de Batayporã, apreenderam 69 filhotes na residência do casal. É o segundo caso de apreensão de aves nesta semana. A PMA resgatou na terça-feira (11), 47 papagaios mantidos em cativeiro, no município de Novo Horizonte do Sul.

A PMA realiza o monitoramento de reincidentes em crimes ambientais. No caso, o proprietário da residência onde as aves foram encontradas, já tem três passagens pelo mesmo crime. Durante investigação, os policiais descobriram que ele estaria com novas aves. Na abordagem, a PMA apreendeu as 69 aves e prendeu a esposa do infrator de 41 anos, que tentou fugir, e o filho de 20 anos, por desacato.

O acusado de 57 anos não estava no local, mas se apresentou na delegacia. O casal foi multado em R$ 69 mil e responderão por crime ambiental. A pena é de seis a um ano de detenção. As aves foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), de Campo Grande.

De acordo com a PMA, o tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas.