Empresário sofre com pichações e Guarda diz que casos diminuíram 50%
Dono de oficina desabafou nas redes sociais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dono de oficina desabafou nas redes sociais
Dono de uma oficina de automóveis há 10 meses na região central de Campo Grande, Leonardo Echeverria, de 35 anos, teve pela segunda vez a porta de aço do estabelecimento pichada. Desta vez, o vandalismo ocorreu na madrugada desta terça-feira (6), na Rua Bela Vista, onde também outros estabelecimentos comerciais foram prejudicados.
De acordo com Leonardo, há seis meses o local foi pintado por causa do ato criminoso passado. “Cheguei na oficina e vi que estava todo pichado, não só a minha oficina, mas todos os comércios próximos da mesma rua. Não sei quem fez, mas já comecei a pintar de novo, infelizmente”, contou ao Midiamax.
Ainda de acordo com o dono da oficina, as pessoas reclamam do vandalismo, mas não fazem nada para impedir. “Comecei a pintar de novo, mas pretendo colocar câmera no lado de fora. Quero que a pessoa que faz isso seja responsabilizada”, acrescentou.
O número de casos de pichações diminuiu 50% em relação ao ano passado, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Campo Grande, Anderson Gonzaga, no entanto, é muito difícil de pegar as pessoas que cometem esse crime. “Eles andam em grupo e quando veem a viatura logo escondem a tinta ou vão embora. Para impedir, é preciso pegar no flagrante”, comentou.
“Caso a pessoa seja pega em flagrante cometendo o crime, ela será encaminhada a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) onde receberá uma notificação. A detenção pode chegar a dois anos”, explicou.
O que diz a lei
De acordo com constituição federal, o artigo 65 da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê que pichar uma edificação dá direito a detenção pode ser de três meses a um ano, com multa. Apenas não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado através de manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário, locatário, arrendatário ou no caso de bem público, com a autorização do órgão governamental responsável.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.