Policiais vão ganhar pontos de acordo com as ocorrências

O governo adotou o “Programa de Meritocracia Funcional” à base de pontuação como método de ‘organização’ para a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (17). A partir de agora, praças e soldados podem ganhar folgas e cancelamento de punições se tiverem um bom ‘rendimento’. 

O programa permite a entrega de recompensas, como o cancelamento de punição mais grave, que entre uma série de relações apresenta a “pratica ato violento, em situação que não caracterize infração penal”. As premiações também incluem a dispensa dos militares com diárias remuneradas, podendo ser de 2 a 4 dias – a folga maior para aqueles que ficaram em 1º na classificação do mérito. 

O esquema vai funcionar uma espécie de somatória de pontos, de acordo com as ocorrências, como se fosse uma disputa, e quem ganhar mais pontuação, estará apto a receber os benefícios. Por exemplo, a apreensão de arma de fogo pode render 20 pontos. A maior pontuação, de 30 pontos, é destinada aos policiais que executarem apreensões acima de 10 quilos de maconha e acima de 500g de qualquer droga sintética.  
 
De acordo com texto, o programa foi criado para motivar os policiais militares, tanto da atividade fim quanto da atividade meio, “a melhor desempenhar as suas funções com esmero, comprometimento e dedicação”. 

De acordo com a publicação, o Comando da PMMS já vem executando programas de meritocracia funcional em alguns setores da atuação policial militar, e justifica: “Com excelentes resultados comprovados pelos dados estatísticos e a diminuição da criminalidade concomitante com a satisfação do policial militar ao ser reconhecido materialmente por seu trabalho”.