Janeiro a abril: apreensões de drogas no estado ultrapassam 59 toneladas e superam 2015

 692 pessoas foram presas por tráfico de drogas em 2016

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 692 pessoas foram presas por tráfico de drogas em 2016

As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul já ultrapassaram 59 toneladas nos quatro primeiros meses do ano. O número, divulgado pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) nesta segunda-feira (9), chega a mais de 22% da quantidade retirada de circulação no mesmo período do ano passado.

De acordo com a secretaria, de janeiro a abril de 2015 as polícias do Estado tiraram de circulação 48,6 toneladas de drogas. Neste ano, o valor real de apreensões chega a 59,8 mil quilos, o que representa um crescimento de 22,9%.

As maiores apreensões foram nos municípios que fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Conforme dados do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), no período foram 150% mais apreensões de maconha e 140% de cocaína, em comparação com 2014, que totalizam mais de 11,9 toneladas de maconha e 174 quilos de cocaína tirados de circulação somente pelo DOF.

“Percebemos que há maior demanda por conta dos grandes carregamentos que estamos tirando de circulação e que tinham como destino os grandes centros do país. Graças à qualificação e comprometimento dos nossos policiais, conseguimos impedir que esta droga chegasse a outros estados”, pontua o diretor-executivo do DOF, coronel Ary Carlos Barbosa.

Só de maconha, foram apreendidas 46,3 toneladas em 2015 e 58,3 neste ano. Para o delegado Rodrigo Yassaka, titular Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), os números refletem o cenário atual das leis brasileiras. “Afrouxaram a repressão ao consumo e de imediato isso refletiu em aumento do tráfico em todas as cidades”, destaca.

Diante dos trabalhos da especializada, Yassaka afirma que houve crescimento da atividade criminosa, com o surgimento de novas “bocas de fumo” e aumento considerável no número de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

De 2014, para 2015 o número de prisões pelo crime cresceu 12,8%. Já de janeiro a abril desde anos, em comparação ao ano passado, houve uma queda de 11,4%, somando 692 pessoas foram detidas. As apreensões de menores em flagrante por tráfico também caíram de 159 para 147.

Segundo a Sejusp, dos mais de 15 mil presos existentes em Mato Grosso do Sul, 39% cumprem penas por tráfico de drogas. Desse percentual 85% são mulheres e 15% homens. Dos crimes internacionais, em sua maioria drogas e armas, são 624 presos no Estado, 158 deles estrangeiros.

Conteúdos relacionados