Operação Argus

Morador em Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal no início da manhã desta sexta-feira (4). O homem, que não teve identidade divulgada, é alvo da Operação Argus, que investiga tráfico internacional de drogas em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Paraguai.

Duas equipes de agentes da PF foram até a casa do douradense, localizada na Avenida Hayel Bon Faker, região do Jardim Europa. Foram apreendidos uma motocicleta, um Fiat Strada e um Hyundai HB20 na casa, conforme informações do site Dourados News.

A Operação Argus acontece simultaneamente com a Operação Cavalo Doido, também de combate ao narcotráfico. Segundo a Polícia Federal, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Dourados.

De acordo com informações da polícia, são aproximadamente 150 policiais federais que cumprem 24 mandados de prisão preventiva, 29 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva. A investigação é contra a organização criminosa responsável pelo transporte de cocaína e maconha adquiridas na fronteira entre o Brasil e Paraguai para distribuição em Porto Alegre e Região Metropolitana.

O nome da operação é por conta da mitologia grega, Argus Panoptes que conta a história de um gigante cem olhos que nunca dormia e que foi transformado em pavão pela deusa Hera.

Operação Argus teve início a partir de informações levantadas nas operações Panóptico e Suçuarana (2014). Além das prisões, a PF solicitou o sequestro de 13 imóveis, 23 caminhões/carretas, 20 veículos e o bloqueio de contas de 27 pessoas.