Eles dizem que podem haver mortos

 

Mais de cem familiares estão em frente da Penitenciária Máxima de por causa do  realizado no Presídio de Segurança Máxima, localizado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Familiares disseram na noite desta quarta-feira (13) que presos foram espancados durante a operação e inclusive há mortos dentro da Máxima.

O Midiamax conseguiu contato com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, somente no período da tarde, quando disse que a ação faz parte de um treinamento.

O diretor-presidente falou que há 10 dias agentes penitenciários da Dpoe (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais) de Brasília estão em Campo Grande realizando um treinamento com 79 agentes da Capital e a ação desta quarta foi a última atividade executada durante o curso.

Segundo Stropa, nesta quinta-feira (14) será realizada a formatura dos agentes que participavam do curso e para finalizar os instrutores de Brasília e os agentes treinados realizarão o pente-fino no Pavilhão 2 do presídio, local para onde são encaminhados os presos que tem ligação à facção criminosa PCC. Stropa também conversou com advogados do CDDH-MS (Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã).

No total, segundo o diretor, foram vitoriadas 30 celas, mas em duas delas houve resistência de alguns presos e com isso houve um principio de confusão. Em uma das celas, dois detentos não teriam obedecido ao comando dos policiais e precisaram ser retirados, em outra um preso chegou a jogar uma pedra nos policiais e foi contido. Os homens foram levados para uma cela de isolamento.

“Esses treinamentos não faz nem com animal”, disse a esposa de um detento. “Chegaram batendo com pedaço de pau, tem preso sendo espancado, isso é treinamento?”, comentou a mãe de um dos presos. “Tem um com a cabeça rachada lá dentro”, disse a mãe de um interno se referindo a cela onde se encontra o filho. Familiares relataram a reportagem que vários presos foram levados para atendimento médico na noite desta quarta.