PM ganha mais 488 cabos no fim de ano, diz coronel em visita ao Midiamax
Policiamento especial de fim de ano vai até o carnaval
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Policiamento especial de fim de ano vai até o carnaval
Em visita ao Jornal Midiamax nesta terça-feira (8), o comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, falou sobre o plano de policiamento de fim de ano, que começou neste mês e continua até o carnaval. Segundo o coronel, as equipes da PM atuam na região central e nos bairros de Campo Grande com mais de 1000 policiais, incluindo 488 cabos recém promovidos.
De acordo com o comandante-geral da PM, uma tropa atuará em bairros da Capital, com maior movimentação comercial e circulação de pessoas. A população contará com o apoio policial de 108 soldados, além de 488, que passam a ser promovidos a cabo em dezembro. Além disso, mais de 1.000 policiais militares, em equipes a pé, de bicicleta, à cavalo, em motocicletas e também viaturas, atuarão no centro da cidade.
“Vamos atuar cobrindo as áreas com maior movimentação comercial”, diz o coronel Oliveira. Ações como as efetuadas nas operações ‘Cidade Tranquila’ farão parte do policiamento especial de fim de ano. “Será feita verificação de veículos e também abordagem de pessoas em blitzes”, afirma o comandante-geral.
Segundo o coronel da PM, as abordagens a veículos são determinadas de acordo com o horário e a incidência de ocorrências. Haverá verificação de carros e motocicletas produtos de furto ou roubo, que normalmente são usados em assaltos. Além disso, a população também poderá ajudar o trabalho da polícia, denunciando anonimamente através do telefone 181.
Apesar do policiamento específico na área central, de maior movimentação no período de dezembro e janeiro, em razão do movimento no comércio, policiais militares também estarão em rondas pelas regiões periféricas da cidade. O coronel Oliveira lembra das Companhias Independentes, criadas recentemente na Capital.
Em 2014, foi criada a 5ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), que atua especificamente no centro da cidade. Já em 2015, foi instaurada a 6ª CIPM, que tem sede na Vila Vilas Boas e abrange até a região do Jardim Noroeste. Também de acordo com o comandante-geral, desde o dia 1º é feita entrega de cartilhas com dicas de segurança.
As cartilhas, feitas com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, dão dicas de segurança para a população e serão entregues em pontos comerciais. O comandante-geral Deusdete também comentou sobre os roubos de celulares que são recorrentes “os assaltantes normalmente buscam alvos fáceis, pessoas que estão distraídas”, diz.
Redução da criminalidade
De acordo com dados da polícia, de 1 de janeiro até 30 de outubro, foram abordadas 83 mil pessoas, 60 mil veículos, sendo 907 produtos de roubo e furto que foram recuperados. Foram presas 1.004 pessoas que estavam foragidas, 4.723 foram encaminhadas para as delegacias por atos infracionais e 279 armas de fogo foram apreendidas por ilegalidade.
Ainda segundo os dados, houve redução de 20% no número de homicídio e 40% de vítimas fatais no trânsito, fato atribuído às operações policiais realizadas na Capital, chegando a 544 ações. Para finalizar, haverá base móvel da polícia, que será instalada em locais críticos, conforme a necessidade apontada durante os dias de operação.
Com o aumento do efetivo na operação, a intenção da polícia é diminuir criminalidade na área central da cidade, resultando em sentimento de segurança para a população. O comandante-geral Oliveira lembra que Mato Grosso do Sul é o segundo Estado do país que mais prende infratores. Segundo ele, a média do país é de 250 presos a cada 100 mil pessoas. Em MS, esse número alcança 680 presos por 100 mil pessoas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.