Pular para o conteúdo
Polícia

Fuga frustrada resulta em quatro presos feridos a tiros na Máxima

Sindicato de agentes penitenciários chegou a informar que havia dois mortos
Arquivo -

Sindicato de agentes penitenciários chegou a informar que havia dois mortos

Ao contrário do que chegou a ser informado inicialmente, não houve mortos durante tentativa de fuga no EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima), em , na manhã desta sexta-feira (8). No entanto, há a confirmação de que quatro detentos foram feridos a tiros.

Sabe-se, até o momento, que pelo menos um preso foi flagrado tentando fugir e, na confusão, ele e os demais foram feridos por homens que faziam a guarda do presídio. Não há detalhes sobre quem seriam estes servidores, se policiais militares ou agentes penitenciários, por exemplo.

Os quatro feridos foram identificados como Waldiney Santos de Souza, Renato Nunes Gonçalves, Wesley Henrique dos Santos e Itamar dos Santos Pinto. Eles seriam das alas A e B do Pavilhão 2 da unidade, onde cabem 900 presos e, atualmente, estariam 1.220, segundo o Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul).

Foi o mesmo sindicato quem informou, inicialmente, que havia dois mortos e quatro feridos na tentativa de fuga. Horas depois, a própria assessoria da entidade retificou a informação.

Consta que os presos teriam aberto um buraco nas celas que deram acesso ao pátio e, antes de chegar ao muro, foram vistos pela guarda, que deu a ordem de parada. A advertência não foi obedecida e os detentos foram atingidos por tiros.

Uma confusão se iniciou no local e a Polícia Militar foi chamada. Além disso, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foram acionados.

De acordo com informações de socorristas no local, um dos presos foi ferido na nuca e nas costa, outro na perna, um terceiro no abdome e o quarto no pulso. Eles foram levados para a Santa Casa.

Também não há informações sobre o tamanho do buraco, número de presos que estavam nestas celas danificadas, quanto tempo para que elas sejam arrumadas e o custo ao dano do patrimônio. Até o fechamento deste texto, a direção do presídio e a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) ainda não haviam se manifestado sobre o ocorrido.

No fim do dia, o presidente do Sinsap/MS, André Luiz Santiago, informou que a tentativa de fuga começou por conta de um dos presos. “Um dos detentos teve o acesso ao solário, pulou a cerca de proteção e foi para a área de segurança, ele percebeu que os guardas o viram, pois foi dada a voz de parada. Entretanto, ele tentou voltar e houve os tiros”, conta. Os disparos atingiram os demais presos que estavam no pátio da penitenciária. 

Dia das Mães

O fato ocorreu a poucos dias do Dia das Mães, data que o policiamento começa a ser reforçado no complexo penitenciário, pois o número de visitantes chega a triplicar. A última ocorrida nesta época foi em 2006, onde um detento foi decapitado.

* texto editado às 12 horas para atualização de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vendedora de pocãs

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

russo waldemar gonçalves jornalista

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

athletico alan kardec

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

onças onde jorginho foi morto

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Ameaçada de extinção, águia-cinzenta é solta na natureza em Campo Grande

Devido à sua raridade, não se sabe muito sobre sua biologia ou população

Polícia

Tentativa de homicídio: homem leva 4 facadas durante briga em bar de Campo Grande

Vítima foi encaminhada para a área vermelha da Santa Casa

Esportes

Inter Miami e Al-Ahly empatam na abertura do Mundial de Clubes e ‘mandam recado’ ao Palmeiras

Partida começou atrasada em razão da enorme celebração preparada pela Fifa para sua nova competição

Esportes

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Com a vitória, o Athletic encerra sequência de quatro derrotas em jogo que marcou a reestreia de seu estádio