Na Capital uma pessoa foi presa e em Ponta Porã foram efetuadas quatro prisões

A Polícia Federal do Distrito Federal com apoio da Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) a Operação Tabuleiro. De acordo com informações da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, cinco pessoas foram presas no Estado.

Segundo informações policiais, foram expedidos sete mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão para as cidades de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Na Capital uma pessoa foi presa, as outras quatro prisões foram efetuadas em Ponta Porã. Duas pessoas que seriam do mesmo município não foram localizadas.

Dos mandados de busca e apreensão nove foram cumpridos em Ponta Porã e um em Dourados. As pessoas presas serão encaminhadas para a superintendência da Policia Federal do Distrito Federal. As investigações iniciaram em virtude ao tráfico de drogas na fronteira que acaba adentrando no DF.

A operação

Iniciada nesta sexta-feira, a operação foi realizada em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. As medidas judiciais foram determinadas pelo juiz da Comarca de Planaltina, e 150 policiais federais participam da ação. No total foram expedidos 23 mandados de busca, sete conduções coercitivas e 20 prisões cautelares.

A operação é realizada para o combate ao tráfico de drogas interestadual, além da investigação de vários homicídios ocorridos no entorno do Distrito Federal. Desde o início das investigações em fevereiro, a Polícia Federal já apreendeu aproximadamente cinco toneladas de droga.

O nome da operação é em referência ao jogo de xadrez, onde a disputa entre os jogadores se dá pela inteligência na antecipação dos movimentos do adversário.

(Com supervisão de Geisy Garnes)