Proporção de presos por habitantes no País quase triplica em 16 anos

Um em cada 262 adultos no Brasil está na cadeia. O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo deste domingo (25), acompanhado da análise de especialistas, que apontam a contribuição desproporcional de acusados de tráfico para o crescimento da população carcerária. A publicação comparou, ainda, a proporção atual com resultados de anos anteriores. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um em cada 262 adultos no Brasil está na cadeia. O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo deste domingo (25), acompanhado da análise de especialistas, que apontam a contribuição desproporcional de acusados de tráfico para o crescimento da população carcerária.

A publicação comparou, ainda, a proporção atual com resultados de anos anteriores. De acordo com a Folha de S. Paulo, entre 1995 e junho de 2011, a taxa de encarceramento (número de presos para cada cem mil habitantes) brasileira quase triplicou.

É a terceira maior entre os dez países mais populosos e põe em questão custos e benefícios de ter tantos presidiários. Outro dado destacado é o fato de o Estado de São Paulo ter um terço dos detentos.

Conteúdos relacionados

Polícia