Oito presos, sendo três de Manaus – AM e cinco da Cadeia Pública da cidade Iranduba (27 km de Manaus) foram trazidos para o Presídio Federal de Campo Grande no final da manhã desta quinta-feira (23). Todos desembarcaram em uma aeronave da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional da Capital.

O principal preso chama-se Manoel Freitas Barros o “Manoel Tatu”. Ele é acusado de comandar a quadrilha do “semi-aberto”, que é composta por presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus.

Ele estava sendo beneficiado com saídas para tratamento de saúde em finais de semana. Tatu responde por mais de 30 processos no Tribunal de Justiça do Amazonas. Junto com ele vieram os seus comparsas Marcos Paulo Oliveira Brasil e Luiz Antônio dos Santos Souza.

Os cinco presos da cadeia pública de Iranduba são: Paulo Correa Chaves, Ramon Almeida de Souza, Tiago Márcio Cavalcante Lacerda, João Júnior Ribeiro e Dieilson Simões de Carvalho.

Todos da referida cadeia se envolveram numa rebelião no dia 14 de novembro deste ano. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) do Amazonas eles apresentaram atos de violência e indisciplina durante a reclusão.