Operação Deserto da Polícia Federal resulta na prisão de uma pessoa em Dourados
Desde a manhã desta quarta-feira policiais federais de todo o Brasil cumprem mandados de busca e apreensão e prisões. Objetivo é desmantelar organização responsável pelo tráfico internacional de cocaína
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde a manhã desta quarta-feira policiais federais de todo o Brasil cumprem mandados de busca e apreensão e prisões. Objetivo é desmantelar organização responsável pelo tráfico internacional de cocaína
Agentes da Polícia Federal de Campo Grande cumpriram um mandado de prisão na cidade de Dourados, nesta quarta-feira. A identidade da pessoa não foi revelada, mas sabe-se que é um homem. Ele foi preso por ter ligações com uma quadrilha especializada no tráfico internacional de cocaína. A Polícia Federal desencadeou a Operação Deserto em vários estados brasileiros para desmantelar a organização criminosa.
Segundo a assessoria de imprensa da PF no Estado, a Operação Deserto teve apenas uma prisão no Estado e que as investigações iniciaram em março de 2009. Em nota, a Superintendência da PF de São Paulo, que coordena todo a operação, divulgou que no período da investigação, em doze flagrantes, 21 pessoas foram presas, 2.355 kg de cocaína, várias armas, munições, granadas antitanque, 33 veículos, uma aeronave e mais de R$ 350.000,00 em dinheiro foram apreendidos.
Foram cumpridos 50 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão. Do total de mandados de prisão, sete foram enviados para a Interpol, pois são em desfavor de estrangeiros. As diligências estão sendo realizadas em sete Estados: São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A base da organização criminosa é na cidade de São Paulo. A droga, proveniente da Bolívia, era adquirida por brasileiros e posteriormente era enviada para a Europa e África através dos portos brasileiros. Dois irmãos colombianos radicados na Bolívia providenciavam o envio da cocaína ao Brasil.
Na região de Jales foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Pereira Barreto (SP) e Santa Fé do Sul (SP). Um mandado de prisão foi cumprido na cidade de Santa Fé do Sul (SP).
Um dos coordenadores da Organização criminosa M. R. M., 44 anos, é um advogado de Pereira Barreto (SP). Ele foi preso em São José do Rio Preto (SP) onde reside atualmente com a família. Ele é assessor parlamentar da Câmara Municipal de Pereira Barreto (SP) e tem escritório de advocacia na cidade. Ele era o homem de confiança dos colombianos e gerenciava as ações do grupo criminoso no país.
Em Santa Fé do Sul (SP) foi presa a esposa do piloto de avião A. G. S., 63 anos, preso em 01/09/2010 transportando em sua aeronave 250 kg de cocaína. A aeronave foi apreendida em Rondonópolis (MT) e estava com a droga escondida em suas asas.
As investigações estão centralizadas na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo. A esposa do piloto será conduzida ao presídio feminino de Meridiano (SP), onde permanecerá à disposição da justiça.
Os presos na Operação, de acordo com sua conduta, responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, tráfico internacional de armas e tráfico de produtos químicos destinados ao tráfico.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.