Dois torcedores foram detidos e houve registro de feridos na tarde desta sexta-feira (25) em Lisboa, Portugal, após confronto entre a polícia e diversos brasileiros que assistiam à partida contra Portugal em um telão instalado no Parque das Nações. As informações são dos jornais portugueses Diário de Notícias, O Público e Diário Digital, da rede de TV SIC e da Agência Lusa. Os dois detidos são jovens brasileiros de 17 e 18 anos.

Segundo o intendente Azevedo Ramos, da PSP (Polícia de Segurança Pública), alguns torcedores teriam se excedido após o jogo, e teriam praticado atos de vandalismo, como destruição de automóveis (alguns jornais citam que eles apenas subiam em cima dos carros) e arremesso de latas e garrafas de cerveja, o que teria obrigado à intervenção.

“Atendendo às centenas de adeptos que se encontravam no local, foi necessário reforçar o dispositivo existente no local para fazer cessar aqueles comportamentos violentos, recorrendo-se ao uso da força, quer através do uso de bastões policiais, quer através de disparos de shot-gun (com cartuchos de bagos de borracha), no sentido de repor a ordem pública”, diz o comunicado da PSP.

Algumas pessoas, em sua maioria brasileiros, protestaram com a alegação de que houve excesso da polícia. Durante a intervenção, os disparos de balas de borracha acabaram por ferir algumas pessoas que se encontravam na zona dos bares, que foram todos evacuados.

Dez agentes da PSP foram feridos ao terem sido atingidos por garrafas de vidro e uma viatura ficou danificada.