O que sabemos sobre a vida após a morte?

A pergunta que não se cala ao longo da história da humanidade:  A morte é o fim da vida? Felizmente não! Pois a vida é eterna. Com a morte do corpo físico neste plano na Terra, encerra-se apenas uma etapa do processo de evolução do espírito do homem, que é eterno.

As Escrituras Sagradas comprovam isso trazendo inúmeros relatos e testemunhos prestados desde o começo dos tempos.

E quando afirmamos que “felizmente não” é porque a vida não teria tanto valor, tanto significado se o homem fosse criado apenas para viver e morrer neste plano. Pior ainda para aqueles que se foram ainda jovens e crianças, sem o privilégio de desfrutar a plenitude da vida.

Ainda bem que existe um Deus que nos fez imortais. Porém, todos têm o livre-arbítrio para reconhecer esse plano de salvação e ter fé Nele como alicerce de uma vida digna e honrada, de acordo com Seus mandamentos e ensinamentos.

O Plano de Salvação, de acordo com manual de mesmo nome, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é o Plano do Senhor para a felicidade de Seus filhos e está centralizado na Expiação de Jesus Cristo.

Deus promete: se o indivíduo seguir os ensinamentos de Jesus Cristo ele encontrará paz interior duradoura nesta vida e alegria eterna após a morte.

Ao aprender sobre o Plano de Salvação, a pessoa encontrará respostas para outras questões que ainda intrigam muitos em toda a Terra: “De onde vim?” , “Qual é o meu propósito  na vida?” e “Para onde irei  depois desta vida?”.

DE ONDE VIM – Sua vida não começou em seu nascimento, nem terminará em sua morte. Você possui um corpo espiritual  (algumas vezes chamado de alma) e um corpo físico. Deus criou seu espírito e você vivia com Ele, como um espírito, antes de nascer nesta Terra. Confira isso nas Escrituras Sagradas, como em Jó (38:1-7). Você O conhecia e O amava. Esse período é chamado vida pré-terrena. Foi lá que aceitamos a proposta de virmos à Terra para ganharmos um corpo físico e lutar pelo nosso crescimento espiritual.

QUAL É O MEU PROPÓSITO NA VIDA? – A Terra foi criada como um lugar para os filhos de nosso Pai Celestial viverem e ganharem experiência. E como parte desse plano, Ele nos enviou Jesus Cristo para pagar pelos nossos pecados. Esse pagamento faz parte da Expiação de Jesus Cristo.

Ao pagar pelos nossos pecados, Jesus não eliminou nosso arbítrio ou responsabilidade pessoal. Ele não nos tornará limpos contra a nossa vontade.

Para receber Sua ajuda e força, precisamos exercer fé Nele, arrependermos, ser batizados, receber o e escolher seguir seus ensinamentos para o resto da vida.

Ao confiar na Expiação, você sentirá o amor de Deus, e Ele o ajudará a suportar seus desafios. Você experimentará alegria, paz e consolo.

PARA ONDE IREI DEPOIS DESTA VIDA – Na morte, seu espírito deixará seu corpo e irá para o mundo espiritual que é um lugar de aprendizado e preparação. Nesse local as lembranças desta vida permanecerão com você.

Depois, todos os que nasceram nesta Terra serão ressuscitados. Você será levado perante Deus para ser julgado de acordo com suas obras e os desejos de seu coração.

Então, após o julgamento, você viverá em um estado de glória. Devido à variedade de obras e desejos de todos, o Céu inclui vários reinos, ou graus de glória, como o próprio Cristo afirma nas Escrituras Sagradas: “Na Casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” (João 14:2)

REINO CELESTIAL – Deus e Jesus Cristo moram no Reino Celestial. Se você viver de acordo com o Evangelho do Senhor e for limpo dos pecados, através da Expiação, receberá um lugar nesse mais alto reino onde a alegria e a felicidade são completas.

REINO TERRESTRE – As pessoas que se recusam a aceitar o Evangelho de Jesus Cristo mas vivem de maneira honrada, receberão um lugar nesse reino.

REINO TELESTIAL – Aqueles que continuaram em seus pecados e não se arrependem, receberão um lugar nesse reino.


*Jornalista e Professor

(Com informações do Plano de Salvação de A Igreja de jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)