Pular para o conteúdo
Mundo

Velório de Mujica é prorrogado para a chegada de Lula, diz jornal uruguaio

Ex-presidente do Uruguai morreu na última terça-feira aos 89 anos
Agência Estado -

O funeral do do José Mujica foi alterado nesta quarta-feira, 14, para que Luiz Inácio Lula da Silva possa chegar a tempo em Montevidéu. O jornal El Observador disse que o velório, que terminaria às 15 horas desta quinta, 15, foi estendido por mais duas horas para a chegada do brasileiro.

Ontem, milhares de uruguaios se despediram de Mujica em um cortejo fúnebre que percorreu as ruas de Montevidéu – o caixão passou lentamente em uma carroça puxada por cavalos. “Obrigado, Pepe!”, gritaram alguns. Outros choraram. Muitos carregavam faixas ou vestiam camisetas pretas com frases célebres do ex-presidente, como “No me voy, estoy llegando” (Não estou indo embora, estou chegando, em tradução livre). Das sacadas dos prédios, aplausos enquanto o cortejo passava.

O ex-guerrilheiro, que se tornou referência da esquerda latino-americana, morreu na terça-feira, 13, aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. O corpo foi levado para o Congresso, onde está sendo realizado o velório aberto ao público O governo decretou três dias de luto oficial.

Após pouco mais de 24 horas de velório público, Mujica terá seu último desejo atendido: será cremado e enterrado em sua chácara, em Rincón del Cerro, ao lado de sua cachorrinha, Manuela, fiel companheira de entrevistas, que morreu em 2018 aos 22 anos.

Reverência

A partida do “presidente mais pobre do mundo”, como era frequentemente descrito em manchetes internacionais, desencadeou uma onda de mensagens de líderes latino-americanos e figuras da esquerda internacional.

Lula, seu grande amigo e aliado regional, destacou “sua grandeza humana” e fez questão de comparecer ao velório. “Pretendo ir ao enterro do Mujica porque acho que o mínimo que a gente tem de fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, disse o presidente brasileiro, durante sua visita a .

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: Cinco brasileiros entram em campo nesta quinta-feira pelas copas continentais

Mulher é assassinada a tiros por ex-marido na frente do filho de 14 anos em MS

Funsat de Campo Grande

Funsat oferece 1,6 mil vagas em Campo Grande nesta quinta-feira

Filha de Gugu, Sofia Liberato se casa com Gabriel Gravino: ‘Só o começo’

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Membro do PCC responsável por mandar cocaína para a Espanha é recapturado pela polícia

Últimas Notícias

Política

Em Nova York, Riedel reforça equilíbrio fiscal como caminho para investimentos

Governador sul-mato-grossense dividiu palco ao lado de Tarsicio de Freitas (Republicanos) e Eduardo Leite (PSD)

Polícia

Cinco pessoas são detidas em operação contra furto de energia em MS

Mais de 30 imóveis foram visitados por equipes da polícia e da concessionária de energia

Emprego e Concurso

‘Emprega CG’ oferta mil vagas com chance de contratação imediata nesta quinta

No local, haverá empresas de 19 segmentos, com vagas para 39 diferentes funções

Polícia

Disputa pelo tráfico de drogas acabou em morte de rival e prisão pela DHPP em Campo Grande

Autor foi preso em casa por equipes da DHPP