Pular para o conteúdo
Mundo

Basílica de São Pedro reabre para último dia de velório do Papa; sepultura já está preparada

Visitação deve terminar hoje, às 13h; sepultamento começará amanhã, na Praça de São Pedro
Agência Estado -
Velório do Papa Francisco / Reprodução Vaticano

A Basílica de São Pedro, em Roma, foi reaberta nesta sexta-feira (25) para o último dia de visitas ao caixão do . A visitação deve terminar às 13h (horário de MS). O sepultamento do será marcado por ritos específicos.

A cerimônia terá início hoje com a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada, às 15h (horário de ). Nela, haverá uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu ministério. O mote do brasão, “Miserando atque eligendo”, foi tirado das Homilias de São Beda o Venerável, que, comentando o episódio evangélico da vocação de são Mateus, escreve: “Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Viu Jesus um publicano e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: segue-me).

Posteriormente, o caixão será soldado e se colocarão os selos do cardeal camerlengo (o irlandês Kevin Farrell), da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do . O caixão de madeira também será fechado. Na tampa, também estará a cruz e o brasão papal de Francisco.

Sepultura pronta

O Vaticano também divulgou uma imagem do túmulo do papa Francisco. Feito de mármore, o local tem apenas a inscrição “FRANCISCUS” e uma reprodução de sua cruz peitoral.

Ele foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Dessa forma, está localizado próximo do altar dedicado a São Francisco.

Trata-se de uma das quatro basílicas papais em Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no fim de 2023 que queria ser enterrado no local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, onde são enterrados os líderes da Igreja Católica há mais de três séculos. Muito ligado ao culto da Virgem Maria, ele costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens.

Neste sábado, 26, às 10h (5h de Brasília), o corpo do papa será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Soraya Thronicke e Dagoberto Nogueira estão em comitiva com Lula e Janja para enterro do Papa

Pai e filha celebram conexão e música pantaneira em show nesta sexta

Agendão: Fim de semana tem feiras, espetáculos e Xande de Pilares em Campo Grande

Mulher cai de 12º andar de hotel na região central e morre em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Morre Lúcia Alves, atriz de O Cravo e a Rosa, aos 76 anos

Últimas Notícias

Famosos

Mateus, da dupla com Jorge, é submetido a uma cirurgia de emergência

Mateus precisou cancelar a agenda de trabalhos devido a uma cirurgia de emergência; saiba detalhes da situação

Cotidiano

Após tempestade e enxurrada, sexta-feira é de mais chuva em Campo Grande

Alerta de perigo para chuvas intensas continua nesta sexta-feira (25)

Trânsito

Bêbado, rapaz é preso após dirigir na contramão e bater em terminal de ônibus em Campo Grande

Ao ser preso, rapaz disse que estava em uma festa com amigos

Brasil

Motta adia análise de urgência da anistia; PL e Novo ficam isolados

Líderes que representam mais de 400 parlamentares na Casa decidiram que o tema não deveria entrar na pauta da próxima semana