Diversas petrolíferas na Argentina anunciaram o aumento dos preços de combustíveis em cerca de 27%. A alta, iniciada na noite de terça-feira (2), é a terceira depois de duas realizadas em dezembro. O que causou filas de carros nos postos de da capital em Buenos Aires.

Em média, os novos preços em Buenos Aires subiram para, 702 pesos (US$ 0,69) para a gasolina super e 868 pesos (US$ 0,86) para a gasolina premium. Os aumentos se somam aos ocorridos antes da chegada de Milei ao poder, em 10 de dezembro, mais de 15% – e depois dessa data, após a desvalorização do peso, de entre 35% e 45%.

Autoridades da dos Empresários dos Combustíveis afirmaram que o governo pretende levar o do combustível “à paridade de importação”, ou seja, aos seus valores internacionais.

Antes de assumir o cargo de secretário de Energia, Eduardo Rodríguez Chirillo disse à imprensa que a equipa de assessores de Milei estava trabalhando “numa solução abrangente que permita uma transição para um mercado livre” e uma flutuação sem o “controle indireto” que as autoridades têm sobre os preços no mercado eram tradicionalmente exercidos através da YPF.

(Com informações da Agência Estado)