Um mês após um grupo de ativistas climáticos atirarem sopa no quadro de Mona Lisa, no Museu do Louvre, duas manifestantes do coletivo ‘Riposte Alimentaire' repetiram o ato, dessa vez, contra uma pintura do artista de Claude Monet, no Museu de Belas Artes de Lyon, na França. O quadro em questão é o ‘Primavera', de 1872. Segundo o jornal ‘Le Parisien', o museu registrou queixa policial por ato de vandalismo e as duas ativistas foram presas.

Em comunicado, o museu afirmou que a obre de arte foi protegida por um painel de vidro, mas mesmo assim, passará por uma inspeção e restauração minuciosa. No vídeo, a dupla afirma que esta será a última primavera se a população não agir contra a crise climática mundial.

O grupo responsável pelo é autodenominado como um “movimento de resistência civil francês” que busca “estimular uma mudança social radical” tanto para questões ligadas ao meio ambiente quanto à sociedade.

Rachida Dati, Ministra da da França, usou o ‘X', antigo Twitter, para se pronunciar sobre o ataque e declarou apoio ao Museu.

“Como podemos imaginar que, ao atacar uma de arte, promovemos a causa que afirmamos servir?”, questionou.