Em missa no domingo de Páscoa celebrada pelo papa Francisco na praça São Pedro, no Vaticano, o papa leu a tradicional mensagem e benção Urbi et Orbi. Na mensagem, pediu a paz mundial e relembrou os conflitos armados que estão acontecendo pelo mundo. “A guerra é sempre uma derrota”, afirmou.

O papa apareceu na sacada central da Basílica Vaticana para abençoar 600 mil fiéis que estiveram presentes no local. 

Sobre os conflitos, Francisco citou os conflitos no Líbano, na Síria, Palestina, Ucrânia e nos países africanos. “Vamos procurar o caminho da paz em meio à guerra”, pediu.

Comentou ainda sobre o conflito entre Israel e Hamas. “Apelo que seja garantido a ajuda humanitária em Gaza, o cessar-fogo imediato e a liberação de reféns de 7 de outubro”.

Emocionado, Francisco concluiu pedindo para os fiéis não se renderem a lógica das armas. “A paz nunca chega por meio das armas”, explicou.

Saúde do papa

O papa Francisco participou da Vigília Pascal, na noite de sábado (30), realizada na véspera do Domingo de Páscoa, a celebração cristã relembra a ressureição de Jesus Cristo. Mas o pontífice cancelou a ida à tradicional Via-Sacra, no Coliseu, em Roma, Itália. A decisão, segundo o Vaticano, foi tomada para preservar a saúde do papa. O religioso acompanhou a procissão da residência oficial Casa Santa Marta.

Francisco tem 87 anos, e a saúde dele tem sido motivo de preocupação. Recentemente, o pontífice enfrentou gripe e bronquite e precisou cancelar reuniões e eventos oficiais.