O papa Francisco utilizou as redes sociais neste domingo (24), véspera do , para se pronunciar sobre as pessoas que vivenciam conflitos e fome. “Estamos próximos dos nossos irmãos e irmãs que sofrem em razão da guerra, pensemos na Palestina, em , na Ucrânia”, escreveu o pontífice neste domingo (24). No Oriente Médio, a guerra ocorre desde 7 de outubro, e na Ucrânia, há mais de um ano.

O papa Francisco relembrou ainda que, apesar dos horrores dos conflitos, também é preciso pensar nos que, muitas vezes, passam batidos: as pessoas que sofrem com a escravidão, a fome e a miséria.

“Recordemos também aqueles que sofrem com a pobreza, a fome e a escravidão. Que Deus, que assumiu um coração humano, torne os nossos corações mais humanos!”, escreveu Francisco.

O papa realiza neste domingo Missa do Galo, tradicional celebração de Natal do que homenageia o nascimento de Jesus.

Conflito no Oriente Médio

Iniciada no dia 7 de outubro, a guerra entre forças de Israel e o grupo extremista Hamas já totalizaram mais de 20 mil mortos na Faixa de Gaza. Destes, pelo menos oito mil são crianças.

Além disso, 1,9 milhão de pessoas estão em situação de deslocamento forçado, índice que representa 85% da população. A ajuda humanitária em larga escala foi aprovada no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), na sexta-feira (22).