Pular para o conteúdo
Mundo

Mídia internacional compara ações terroristas em Brasília à invasão do Capitólio

Agência de notícias Reuters classificou os ataques deste domingo como "um eco da invasão ao Capitólio em 2021"
Agência Estado -
capitólio Brasília
Montagem: Tyler Merbler e Agência Brasil

A mídia internacional deu destaque à cobertura das ações de grupos radicais em Brasília neste domingo. Jornais dos Estados Unidos, Europa e descrevem cenas de vandalismo, enquanto relacionam os acontecimentos deste domingo, 8, à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Nos mesmos moldes do que acontece neste domingo, o movimento foi promovido por eleitores do ex-presidente americano que questionavam os resultados da disputa presidencial.

Com chamada na página principal do site, o jornal francês Le Monde publicou: “as imagens impressionantes, que lembram a tomada do Capitólio dos Estados Unidos, mostram uma verdadeira maré humana fluindo em direção ao Congresso”.

Na mesma linha, a agência de notícias Reuters classificou os ataques deste domingo como “um eco da invasão ao Capitólio em 2021”. A matéria destaca ainda que milhares de manifestantes invadiram os prédios e foram vistos na televisão quebrando móveis dentro da Suprema Corte e do Congresso.

Já o argentino Clarín, que conta com transmissão ao vivo de , aponta uma “explosão de fúria e caos no Brasil”, enquanto também compara com o incidente do Capitólio. O texto aponta a manifestação como violenta, motivada por pedidos de intervenção militar para derrubar o presidente da República, Luiz Inácio da Silva, uma semana após sua posse.

Ao também citar as semelhanças entre os ataques em Brasília e Washington, a BBC ressalta que Donald Trump e Bolsonaro são aliados. “Os manifestantes quebraram janelas, enquanto outros pularam em assentos e usaram bancos como escorregadores”, relata ainda a publicação.

Para o New York Times, manifestantes protestam contra o que “falsamente acreditam ter sido uma eleição roubada”. “Foi a culminação violenta de incessantes ataques retóricos do Bolsonaro e seus apoiadores contra os sistemas eleitorais do País”, complementa.

O site da emissora americana ABC News, por sua vez, noticiou que os apoiadores de Bolsonaro se recusam a aceitar sua derrota eleitoral. Segundo a matéria, um movimento desse tipo já vinha sido alertado por analistas políticos e autoridades há meses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE reprova contas e aponta rombo de R$ 3,6 milhões no caixa em Anastácio

Cadastro de cultivo de mandioca em MS passa a ser obrigatório

Embaixadas do Brasil e Israel negociam volta de secretários de MS após intensificação de ataques

Merendeira da Reme

SAS convoca 41 aprovados em seleção para merendeiros; confira

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

Embaixadas do Brasil e Israel negociam volta de secretários de MS após intensificação de ataques

Concursos com bons salários serão realizados este ano

Semana começa com mais de 900 vagas em concursos e processos seletivos

pix

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Últimas Notícias

Polícia

Pai de bebê que matou mãe acidentalmente já foi preso por dar tiros para o alto em MS

Episódio aconteceu em dezembro de 2023, quando o homem também estava fazendo 'cavalo de pau' na fazenda

Publieditorial

5 erros para evitar quando você for apostar online

Evite prejuízos nas apostas online! Conheça os 5 erros comuns que afetam suas previsões e estatísticas no futebol e outros esportes. Leia agora e aposte com mais segurança!

Polícia

Indígena de aldeia em Dourados sai para comprar bebidas e é esfaqueado

Jovem teve que ser socorrido pelo Samu

Trânsito

VÍDEO: Pedestre fica ferido após ser atropelado por motociclista em Campo Grande

Luz do sol teria provocado colisão