A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) validou a autodeclaração da de país livre de aviária em granjas comerciais. O status foi legitimado por meio da publicação no site da entidade internacional do relatório enviado pela Argentina por meio do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), com todas as ações sanitárias do país até o encerramento dos trabalhos no último surto em aves comerciais.

Segundo o Senasa, a divulgação do documento pela Organização Mundial tem o objetivo de recuperar os mercados de exportação. “O trabalho para o reconhecimento da zonificação de Aviária de Alta Patogenicidade com os países de destino das mercadorias continua ativo e priorizado, a fim de alcançar a máxima estabilidade para o comércio dos produtos de nosso país, tendo em vista a possibilidade de um novo surto”, afirma em nota

Desde junho, não foram detectados novos surtos em aves de criação comercial, de acordo com a vigilância epidemiológica da Argentina. Ainda assim, a situação de emergência sanitária para a gripe aviária continua em vigor no país.