Maior cidade da Bolívia com 1,4 milhão de habitantes, Santa Cruz de La Sierra registrou manifestações que levaram uma multidão para as ruas na noite desta sexta-feira (30). A realização de um censo demográfico nacional para contabilizar a quantidade de habitantes é o que motiva os protestos há meses.

Jornalista de Campo Grande que hoje mora na Bolívia, Flavio Dias mostrou detalhes da manifestação em vídeos que você confere no fim da reportagem. O último censo foi realizado na Bolívia em 2012 e deveria ser refeito neste ano. No entanto, foi adiado algumas vezes e segue previsto para 2024.

Informalmente, as autoridades da cidade acreditam que a população de Santa Cruz já tenha superado os 3 milhões de habitantes.

Principal cidade da economia do país, Santa Cruz de La Sierra é capital do departamento de Santa Cruz. A exigência da população e autoridades do departamento para a realização do censo é que com a atualização da quantidade de habitantes, a cidade teria repasses federais atualizados.

Conforme o governo comandado por Luis Arce, decreto publicado neste ano estabelece o ano de 2024 como data para a realização do censo. Mas o período será ano eleitoral, e por isso, a situação tem gerado críticas da população.

O adiamento do levantamento já gerou até protestos com fechamento da fronteira com a Bolívia, em Corumbá, nos meses de julho e agosto.