Pular para o conteúdo
Mundo

EUA advertem Rússia sobre independência de regiões na Ucrânia

Alerta foi feito pelo secretário de Estado, Antony Blinken
Arquivo -

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, criticou hoje (16) decisão de parlamentares russos, de reconhecer duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia como independentes, dizendo que seria ilegal e atrairia resposta rápida.

A Duma, câmara baixa do Parlamento russo, votou nessa terça-feira para pedir ao presidente Vladimir Putin que reconheça as autodeclaradas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk. A União Europeia disse à Rússia para não seguir adiante.

“A promulgação dessa resolução prejudicaria ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, constituiria uma violação grosseira do direito internacional, colocaria em questão o compromisso declarado da Rússia de continuar a se envolver na diplomacia para alcançar resolução pacífica desta crise”, disse Blinken.

O secretário dos EUA também afirmou que a medida “necessitaria de resposta rápida e firme dos em total coordenação com aliados e parceiros”.

A medida da Duma, se aprovada, pode gerar impasse mais amplo sobre escalada militar russa perto da Ucrânia, que tem alimentado temores ocidentais de que Moscou possa atacar. A Rússia nega qualquer plano de invasão e acusa o Ocidente de histeria.

O reconhecimento das regiões autodeclaradas pode matar o processo de paz de Minsk no leste da Ucrânia, onde um conflito na região conhecida como Donbass, entre forças do governo e separatistas apoiados por Moscou, custou 15 mil vidas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin “tomou nota” do pedido do Parlamento, mas que não estaria em linha com os acordos de Minsk de 2014-2015 destinados a encerrar o conflito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

Últimas Notícias

Brasil

Receita lança painel interativo de benefícios fiscais a empresas

Os dados são baseados nas informações prestadas pelas próprias empresas

Polícia

Após perseguição na Nova Campo Grande, polícia apreende 141 kg de cocaína

Após tentativa de fuga de um motorista

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Capacidade para fabricação de mais de 4,2 milhões de comprimidos

Polícia

Desaparecido há 4 dias em MS, familiares continuam com buscas

Desapareceu em Ribas do Rio Pardo