Pular para o conteúdo
Mundo

Biden faz 1º discurso no Congresso e fala sobre ‘crises e oportunidades’

Primeiros cem dias no cargo
Arquivo -
Compartilhar

Para celebrar seus primeiros cem dias no cargo, o presidente Joe Biden discursa agora no Congresso e diz que os Estados Unidos estão “transformando uma crise em possibilidade”. Biden está usando seu discurso transmitido pela televisão nacional para promover um pacote de gastos de US$ 1,8 trilhão. Ele diz que vai transformar e expandir fundamentalmente o papel do governo na vida dos americanos comuns.

Na noite desta quarta-feira, Biden retorna ao Capitólio, onde atuou por mais de três décadas como senador, para buscar maiores gastos para reconstruir a infraestrutura do país, impondo novos impostos sobre empresas e corporações. Ele pediu aos legisladores de ambos os partidos que adotem uma visão ampla e abrangente para os benefícios públicos, financiados por impostos mais altos sobre os americanos mais ricos.

Se tiver sucesso, Biden poderá inaugurar uma nova era que expande fundamentalmente o tamanho e o papel do governo federal, impulsionado em parte pelos esforços do governo no combate às crises econômicas e de saúde causadas por uma pandemia que matou mais de 573 mil pessoas e trabalho interrompido, recreação e escolaridade em todo o país.

Biden afirmou nesta quarta-feira, 28, que o país ainda tem muito trabalho para vencer o coronavírus, mas está em um bom caminho para consegui-lo. “A nossa casa estava em chamas, mas aprovamos medidas e vemos agora resultados.”

O presidente lembrou que prometeu 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em seus primeiros 100 dias de administração, mas distribuiu 220 milhões de doses no período. “Noventa por cento dos americanos vivem em uma distância de 5 milhas (cerca de 8 km) de um ponto de vacinação. América, tome a sua vacina, está disponível para todos.”

O democrata busca mostrar otimismo diante da pandemia, dizendo que “a América está se mexendo novamente. Transformando o perigo em possibilidade. Crise em oportunidade. Retrocesso em força”.

Mas o presidente enfrenta um Congresso – e um país – que permanece profundamente dividido sobre quanto aumentar os gastos do governo e quem deve pagar por isso.

Biden fala no Congresso perante a presidente da Casa, Nancy Pelosi, e da vice-presidente, Kamala Harris, primeiras mulheres a ocuparem esses cargos. É a primeira vez na história americana que as duas autoridades atrás do presidente são mulheres.

Não há convidados da primeira-dama sentados na galeria da Câmara, embora a Casa Branca tenha anunciado cinco “convidados virtuais” que as autoridades disseram “personificar algumas das questões ou políticas que serão abordadas pelo presidente em seu discurso”.

Biden faz seu discurso no mesmo prédio onde partidários do ex-presidente Donald Trump encenaram uma rebelião mortal há mais de três meses, na esperança de impedir que legisladores certificassem os resultados eleitorais. A segurança no Capitólio está extraordinariamente rígida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados